Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Como armazenar vinho: 7 dicas que você nem sabia

15 julho 2020
  • 653 visualizações
  • 0 comentários

Balançar demais o vinho e deixá-lo em locais quentes são erros comuns que prejudicam a qualidade da bebida

Depois de escolher, comprar e receber o seu vinho em casa, é preciso saber como armazená-lo para aproveitar ao máximo suas propriedades. Dessa forma, você fará uma degustação sublime.

Todo amante de vinhos tem um local em casa para guardar as garrafas, e esse cuidado é necessário para garantir a qualidade do vinho, a manter sabores e aromas por mais tempo e a apreciar a bebida mesmo após alguns meses ou anos da aquisição.

Por ser uma bebida viva, o vinho está sujeito a transformações. Se ele não for devidamente armazenado, pode se deteriorar, ganhando características indesejadas.

Para que isso jamais aconteça com o seu vinho, confira exatamente a melhor forma de armazená-los antes de serem abertos.

Dê preferência a locais longe de luz

A sua garrafa precisa estar protegida da luz solar e do foco de lâmpadas muito fortes. Esses raios, juntamente com o calor excessivo, podem prejudicar a sua bebida. É por isso que caves e adegas costumam ser locais escuros.

Prefira locais frescos

De forma geral, os vinhos devem sempre ficar em um ambiente com temperatura fresca. O ideal é que o local de armazenamento tenha entre 12 e 16ºC, sem muita oscilação.

Se a temperatura for um pouco mais alta que isso e você for consumir o vinho daqui a alguns dias, não há risco de a bebida sofrer a degradação. Já as temperaturas maiores que 25ºC podem prejudicar a bebida.

Dica de leitura:  Vinhos para o Verão

Procure um ambiente ventilado

É importante armazenar as garrafas em um local arejado, pois ambientes fechados e abafados contribuem para a proliferação de fungos que podem afetar a rolha e, consequentemente, estragar o conteúdo.

Procure um ambiente que tenha uma boa ventilação para que o ar possa circular livremente entre as garrafas.

Evite locais instáveis

O lugar de armazenamento dos vinhos precisa ser firme para que a garrafa não se mova desnecessariamente.

Estantes ou eletrodomésticos não são boas opções para armazenar o seu vinho. Deixá-los no chão ou em um móvel com espaço apropriado, do tipo colmeia, é mais adequado.

Além disso, evite manusear os vinhos. Só o retire do local no momento em que for consumir.

Horizontal ou vertical?

Existem estudos que defendem tanto o armazenamento na horizontal quanto na vertical. No entanto, a opção favorita entre os especialistas é deixar as garrafas na horizontal, pois isso ajuda a hidratar a rolha e evita o ressecamento e consequente oxidação da bebida.

armazenar o vinho na horizontal

Adega climatizada nem sempre é necessária

Não é preciso investir em uma adega em casa para guardar o seu vinho no local ideal.

Se você tiver um local propício para armazenar a bebida (considerando a iluminação, temperatura, ventilação e posicionamento da garrafa), uma adega elétrica não é obrigatória.

Dica de leitura:  5 dicas para degustar vinhos no verão

Para quem vive em cidades que chegam a temperaturas extremas, a adega climatizada é uma ótima solução para conservar os rótulos. Elas também são ideais para quem não tem muito espaço em casa.

Há também a adega com compressor, um equipamento profissional capaz de refrigerar o interior da bebida, personalizando-a para cada tipo de vinho. Por ser um grande investimento, ela é indicada para armazenar vinhos raros ou valiosos.

Atenção ao tempo de armazenamento

Os vinhos têm prazo de validade, portanto é mito dizer que quanto mais velho o vinho, melhor será seu sabor. Nem todos os tipos da bebida reagem bem à ação do tempo; a maioria pode ser armazenada entre dois e dez anos, sendo que os brancos são mais sensíveis.

Para garantir que o líquido não estrague, não basta guardar corretamente a bebida, mas também dar atenção à duração, mesmo dentro de condições perfeitas de armazenamento.

Ao seguir todas as orientações, você não vai mais precisar se preocupar com a forma como guarda seu vinho. E a melhor parte: vai poder desfrutá-lo com a certeza de sua ótima qualidade!

Escrito por: Wine