Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Como fazer uma confraria de vinhos

21 dezembro 2016
  • 15189 visualizações
  • 0 comentários

Confira dicas incríveis para fazer uma confraria com seus amigos. Vocês certamente aprenderão mais sobre o mundo do vinho e se divertirão como nunca.

Quanto mais aprendemos sobre vinhos, mais temos vontade de provar novos rótulos e conhecer novas regiões. A melhor coisa a fazer é reunir um grupo de amigos e montar uma confraria. A iniciativa é divertida, diminui o custo médio, além de proporcionar momentos de alegria e confraternização.

Passos mais importantes para criar seu próprio grupo de degustação

1 – O primeiro passo é reunir amigos com quem se tenha afinidade e que, em comum, tenham o apreço pelo vinho.

2 – Não podemos deixar de lado a criação de um nome para a confraria, que deve expressar o espírito do grupo. O ideal é fazer uma votação.

3 – É importante criar critérios para que não se perca o controle do grupo, por exemplo: tema dos próximos 3 meses, onde será a reunião, qual dia da semana, etc.

4 – Quanto ao número de pessoas, o ideal é que o grupo não seja menor que 6 e nem maior que 12 membros. Se houver poucos participantes, a reunião perde conteúdo e sobra muito vinho. Se houver gente demais, há o risco de dispersão e uma garrafa fica insuficiente para todos.

Dica de leitura:  Dia do Imigrante Italiano

5 – Evite improviso. Se cada um levar o que quiser, não vai funcionar. Alguém pode ficar decepcionado por trazer um vinho muito simples ou se gabar de ter oferecido o mais caro. Para isso, é importante ter em mente um valor médio por garrafa, de acordo com o tema escolhido, e manter uma comunicação para evitar levar rótulos iguais.

6 – Uma opção de organização é encarregar alguém da compra de todos os vinhos e apresentar a nota de compra, para que o valor seja devidamente rateado.

7 – Se a ideia for fazer algo bem técnico, padronize uma ficha de degustação que contenham espaços para: nome do produtor, safra, tipo de uva, proporção de cada uva (se houver mais de uma), deve ter região, país e sub-região. Não se esqueça de deixar um campo para observações pessoais. Aqui temos um modelo perfeito do caderno de degustação para a sua confraria.

Dica de leitura:  6 restaurantes em meio a vinhedos

8 – Seguindo a ideia de algo mais técnico, em cada edição da confraria, pode haver um responsável que irá fazer uma breve apresentação do tema. Essa iniciativa estimula o estudo e ajuda a fixar o conhecimento.

9 – Use taças iguais para todos, como a padrão ISO de degustação, a mais usada em eventos profissionais.

10 – Procure fazer a degustação às cegas, por exemplo, envolvendo a garrafa em papel alumínio ou tecido, para que o rótulo não influencie a sua opinião.

11 – Não esqueça que sempre deve haver água para todos e algo para comer. Evite, antes da degustação, comidas fortes, canapés picantes ou café.

12 – Sempre registre uma foto geral das garrafas e outras dos momentos de convivência, para partilhar entre os membros.

Assinar o ClubeW é um excelente caminho para garantir os melhores vinhos para sua confraria! Escolha a modalidade que mais combina com o seu paladar e aproveite!

Escrito por: