Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Artesanato e Decoração

Como montar uma adega: 09 modelos inspiradores para sua casa

25 junho 2020
  • 149 visualizações
  • 0 comentários

Está pensando em montar um espaço especial para os seus vinhos? Descubra o que você deve levar em consideração para manter a qualidade dos exemplares

Enófilo que é enófilo sabe da importância de ter um espaço reservado para suas preciosidades: os vinhos. Mas, além do fator cuidado, a beleza e a estética também podem ajudar a compor adegas incríveis para abrigar garrafas e mais garrafas.

Se você deseja saber como montar uma adega, confira as orientações que compartilharemos a seguir e conheça 09 modelos para se inspirar. 

Por que é importante criar um lugar apropriado para armazenar o vinho?

O vinho é melhor apreciado quando conservado sob condições apropriadas. Isso envolve o ambiente, a temperatura e, até mesmo, a disposição da garrafa.  É por isso que você deve saber como montar uma adega

Esse espaço deve contar com elementos que preservam aroma e sabor da bebida pelo tempo necessário. A união entre criatividade e técnica permite que você construa a adega que mais se adequada ao seu perfil. Confira algumas dicas e projetos inspiradores. 

1. Chamativa

Adega da Wine Cellar Designs chamativa e luxuosa em sala de estar estilo bar com poltronas e cadeiras  brancas

O projeto da Wine Cellar Designs propõe um ambiente despojado em que o vinho se torna um dos principais adornos. Sem dúvida, é uma adega que chama a atenção.

2. Contemporânea

Adega de vidro com espaços para garrafas que vão do chão ao teto. Projeto da Maxwell & Company Architects

Atual e ousada, essa proposta de adega da Maxwell & Company Architects pode ser facilmente o sonho de consumo de muitos.

3.Moderna

Adega moderna da Butler Armsden Arquitetos. Ambiente exclusivo para garrafas em suportes de vidro e design metálico.

A Butler Armsden Arquitetos propõe uma adega com prateleiras em acrílico e máximo aproveitamento de espaço, com vinhos até no teto.

4. Compacta

Adega compacta de madeira da Wakefield Construction Inc. aproveitando um espaço livre debaixo da escada

Perfeita para aproveitamento de espaço, essa adega desenhada pela Wakefield Construction Inc. é uma alternativa para quem dispõe de ambiente pequeno.

5. Tradicional

Adega tradicional da Atkinson Pontifex. Pequeno quarto com espaços construídos em madeira para guardar as garrafas

Com a madeira em evidência, a proposta dos arquitetos da Atkinson Pontifex é mais tradicional e prevê um pequeno quarto somente para as garrafas.

6. Metálica

Espaço com quatro  adegas climatizadas mais suporte metálico preto para guardar garrafas e armário no mesmo tom para taças de vinho

A Cabinetmakers MILAN propõe uma adega com grades em metal e compartimentos refrigerados para compor o ambiente.

7. Oportuna

Ambiente com escada branca aproveitando o espaço abaixo da escada para uma adega clássica, com luzes amarelas. Projeto da Brandon Architects

Outra opção para quem deseja aproveitar o espaço abaixo das escadas. Desenhada por Brandon Architects, é uma possibilidade para casas maiores.

8. Discreta

Adega construída em espaço semelhante a um alçapão. Há uma escada escondida em uma tampa no chão da sala de estar que leva à pequena adega.

Para manter os curiosos bem distantes, a Stone Cellar Company desenvolveu uma adega que fica abaixo do piso.

O que fazer para montar uma adega?

Uma adega deve contar com condições adequadas para armazenar suas garrafas de vinho. Seu tamanho vai depender do espaço que você tem disponível e do seu objetivo ao criá-la.

Se o seu intuito é comprar vinho para degustar em momentos de descontração com a família ou amigos, por exemplo, não é necessário montar uma adega muito grande e com alto nível de complexidade.

Agora, caso você queira colecionar vinhos, o espaço deve ser consideravelmente amplo e contar com ambientação mais estruturada. Até por que, a última coisa que você vai desejar é ver seus exemplares estragando, certo? 

Lembre-se de que, de um jeito ou de outro, se a bebida não for armazenada corretamente, suas características originais podem se perder. Por isso, é importante que você considere os seguintes elementos: 

Ambiente

Se você pretende armazenar muitos exemplares, escolha um cômodo que será destinado apenas para isso. Nesse caso, também vale colocar etiquetas informativas para mantê-los organizados, sem precisar olhar o rótulo para encontrar o exemplar que está buscando.

Caso queira manter apenas algumas garrafas, você pode montar sua adega na parede da sala de jantar ou área de festas, por exemplo. 

Iluminação

O local escolhido não pode receber luz direta do sol. Além disso, ele não deve ser nem muito quente, nem muito frio. Não é à toa que muitos colecionadores mantêm seus vinhos em porões ou garagens. 

Madeira

Caso opte por acomodar as garrafas em madeira, prefira o mogno, que, além de ser um material bonito, é bem resistente e preserva a qualidade do vinho. Outras opções são carvalho, sapele, cedro ou peroba. 

Estabilidade

As garrafas não podem ficar expostas a movimentações bruscas, já que isso pode prejudicar a qualidade do vinho. Portanto, escolha um local livre de trepidações, causadas pelo vento ou por intervenção humana. 

Umidade

Armazene as garrafas na posição horizontal para manter a rolha umedecida. A média aceitável de umidade é de 70%. Caso você more em uma cidade com clima seco, utilize um umidificador para preservar as características do vinho.

Temperatura

O calor é um dos inimigos de uma garrafa de vinho. Temperaturas acima dos 21°C farão com que a sua bebida envelheça mais rápido. O ideal é manter os vinhos em temperatura entre 12° e 16°C.

Adega termoelétrica

Se você não tem espaço adequado para instalar uma adega tradicional, pode optar por uma termoelétrica. Ela conta com um painel eletrônico e sistema de resfriamento digital. 

Acessórios

Invista em um bom saca-rolhas e, claro, boas taças, como as Bordeaux, Flutes, Borgonha e Porto, além das utilizadas para vinhos brancos. Cada uma delas  serve para degustação de exemplares diferentes. 

Que exemplares inserir na adega? 

Providenciar os rótulos é uma das etapas mais importantes de como montar uma adega. Afinal, eles são as grandes estrelas do espaço e merecem ser escolhidos a dedo.

Não existe uma regra a respeito do que adquirir e isso vai muito do gosto de cada um. Mas, se você quiser, pode começar por um bom mix de vinhos para começar a explorar suas características. 

Ele pode ser composto, por exemplo, de espumante, rosé, vinho branco leve, vinho branco encorpado e vinho tinto leve, de guarda, médio e encorpado. 

Agora que você já sabe como montar uma adega, não deixe de ter acesso aos outros conteúdos disponibilizados aqui em nosso blog para que você explore ainda mais o universo dos vinhos.

Escrito por: Wine