Dicas

8 momentos com Cabernet Sauvignon

24 agosto 2016
  • 1048 visualizações
  • 0 comentários

Vinhos elaborados com a rainha das uvas tintas são versáteis e combinam com todos os seus momentos. Confira os Cabernet Sauvignon ideais para 8 situações.

1 – Você e um bom Cabernet Sauvignon

Se você mora sozinho ou simplesmente acredita que não é necessário estar acompanhado para abrir uma garrafa de vinho, esse exemplar é ideal para seus momentos. Para compor uma leitura, um filme ou uma refeição, o Casas del Toqui Cabernet Sauvignon 2015 vem com o econômico tamanho de 375 ml (evitando desperdícios das garrafas com maior volume) e traz frutas frescas e especiarias no aroma, além de um paladar fresco e macio.

Casas del Toqui Cabernet Sauvignon 2015 - 375mlVinho Casas del Toqui Cabernet Sauvignon 2015 – Linha de entrada da vinícola, representa o respeito ao terroir e a tipicidade da Cabernet Sauvignon no Chile.

2 – Fim de semana em casa

Choveu ou apenas bateu vontade de reunir os amigos no aconchego da sua casa? Separe umas garrafas do Canepa Reserva Famiglia Cabernet Sauvignon 2015, um chileno que destaca frutas maduras e bom corpo. Com um estilo versátil e que agrada aos mais diversos paladares, esse exemplar ainda é fácil de harmonizar, o que o torna perfeito para acompanhar petiscos como queijos, bruschettas, tomates recheados ou iscas de carne.

Canepa Reserva Famiglia Cabernet Sauvignon 2015Vinho Canepa Reserva Famiglia Cabernet Sauvignon 2015 – Elaborado pela Viña Canepa, uma vinícola familiar, de origem italiana, envolvida com viticultura há 85 anos.

3 – Brainstorming

Reunião com vinho! Se o momento é de pesquisa e planejamento, seja financeiro, férias, casamento ou apenas um check list de rotina, separe as taças e um Cabernet Sauvignon argentino com os materiais necessários para essa tarefa. Com notas de especiarias, tabaco e chocolate no aroma, mesclados ao paladar elegante e com taninos aveludados, esse tinto pode ser apreciado sozinho, sem a necessidade de harmonização.

Dica de leitura:  Mais aventuras pela Espanha

Goulart W Cabernet Sauvignon DOC 2013Vinho Goulart W Cabernet Sauvignon DOC 2013 – Criado para comemorar o centenário do vinhedo Don Pedro, localizado em Luján de Cuyo, Mendoza.

4 – Primeira impressão

Independente do contexto, a primeira impressão é a que fica. E o Carnivor 2013 pode ajudar você a conquistar uma das melhores. Seja uma pessoa especial, um familiar, novos amigos ou aqueles antigos que apreciam um bom vinho, esse Cabernet Sauvignon californiano surpreende com seu aroma intenso e paladar estruturado, com notas de chocolate, café e toque apimentado.

Carnivor 2013Vinho Carnivor 2013 – Com 90 pontos Wine Enthusiast, esse exemplar é proveniente de um vinhedo especial, em Lodi, o que justifica sua a qualidade e intensidade.

5 – Fora da caixa

Depois de muito tempo degustando o mesmo vinho, você resolveu arriscar e provar rótulos diferentes? Comece por um Cabernet Sauvignon sul-africano. Com nuances vegetais e de chocolate amargo no aroma, esse tinto de paladar frutado, fresco e taninos firmes expressa que esse país do Novo Mundo também possui um terroir propício para cultivar a rainha das uvas tintas.

Nederburg 56 Hundred Cabernet Sauvignon 2015Vinho Nederburg 56 Hundred Cabernet Sauvignon 2015 – Conhecida por suas reservas de metais preciosos, a África do Suk tem despontado como um pólo vitivinícola.

6 – Surpreendendo o amigo enófilo

Se você tem um amigo que sempre apresenta rótulos diferentes que surpreendem o seu paladar e compartilha conhecimentos sobre o mundo do vinho e boas dicas, chegou a sua hora de retribuir. O Pauillac de Lynch-Bages é um nobre tinto francês que destaca a Cabernet Sauvignon em sua composição. Com paladar encorpado, taninos firmes e sabor persistente, esse exemplar é elaborado com o mesmo cuidado dos renomados Gran Cru Classé.

Dica de leitura:  Por que alguns vinhos são caros?

Pauillac de Lynch-Bages 2010Vinho Pauillac de Lynch-Bages 2010 – Um exemplar que se autointitula versátil, pois agrada aos mais diversos paladares e harmoniza com várias ocasiões.

7 – Iniciando uma Confraria

Se você busca diferentes rótulos de Cabernet Sauvignon para a sua confraria, o Carpineto Farnito deve entrar no seu painel de degustação. Complexo, elegante, com taninos marcantes e maduros, esse tinto traz a personalidade e características dessa variedade cultivada no terroir italiano. O intenso aroma, que mescla alcaçuz, baunilha e couro, com frutas vermelhas e negras, se intensifica após alguns minutos de aeração.

Carpineto Farnito Cabernet Sauvignon 2010Vinho Carpineto Farnito Cabernet Sauvignon 2010 – Na Toscana, terra dominada pela uva Sangiovese, esse exemplar de Cabernet Sauvignon é uma agradável surpresa.

8 – Sempre verão

Se Cabernet Sauvignon já é a sua uva tinta preferida e você reside em alguma das quentes cidades brasileiras, explore a versão em rosé dessa variedade. Frutado, com saborosa acidez e um aroma que mescla notas florais a cereja e morango, esse exemplar é leve e fácil de beber, sem deixar de lado a qualidade e personalidade de uma das castas mais conhecidas no mundo do vinho.

Calyptra Vivendo Reserva Rosé 2014Vinho Calyptra Vivendo Reserva Rosé 2014 – As uvas desse exemplar foram colhidas no Vale do Cachapoal, que está inserido no Vale Central, ao sul da capital Santiago.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.