Dicas

Os vinhos Protos

10 fevereiro 2016
  • 1551 visualizações
  • 6 comentários

Conheça os incríveis vinhos da Bodegas Protos, vinícola espanhola premiada no mundo todo.

Tradição, nome e estrutura de primeiro mundo, tudo isso nosso Winehunter Manu Brandão já descreveu por aqui. Mas há muito mais para saber sobre a premiada Bodegas Protos.

Em 1927, quando foi criada por 11 viticultores, ela se chamava Bodegas Ribera del Duero. Mas, após a criação do Conselho Regulador da região, em 1982, cedeu o nome à Denominação de Origem (D. O.) da qual faz parte. Daí para frente passou a ser a Protos, que em latim/grego significa o primeiro. Perfeito para a que é a primeira vinícola de Ribera del Duero.

Atualmente, ela faz parte do Grupo Diva e está presente em 97 países e cinco continentes, tendo apenas um representante por país, fora da Espanha. Apesar de estar localizada no coração de Ribera del Duero, também possui vinhedos em Rueda, de onde saem seus exemplares brancos. Essa região tem uma produção de 95% de vinhos brancos e a uva Verdejo é a que predomina por lá.

Dica de leitura:  5 dicas para degustar vinhos no verão

Já em Ribera del Duero – segunda  Denominação de Origem mais importante da Espanha, atrás apenas de Rioja –,  os vinhedos da bodega são próprios e eles são, até hoje, uma cooperativa.

A região é uma das que possuem a uva mais cara do país e permite a produção de 7.000 kg/ha de uva, mas a Protos fica na marca de 5.000 kg/ha, mantendo a qualidade de todos os vinhos.

Ainda quanto à preocupação com a qualidade, a Protos possui um controle rigoroso do plantio feito por 10 engenheiros agrônomos. Seus vinhos são armazenados em 14.000 barricas de carvalho francês e americano, que só podem ser usadas por quatro anos, depois disso são renovadas. As barricas estão dispostas em mais de dois quilômetros de túneis sob a bodega.

Tamanha dedicação e a regularidade na qualidade de seus vinhos já renderam para a vinícola o reconhecimento mundial de “A Bodega do Ano”, em 2013, pela revista norte-americana Wine & Spirits. Também foi a primeira bodega espanhola certificada como “Marca de Excelência” pela Superbrands, em 2012 e em 2013. Apenas alguns dos muitos prêmios já conquistados.

Dica de leitura:  5 cuidados com adegas climatizadas

Os principais responsáveis pelo alcance e reconhecimento obtido por essa Bodega são os vinhos, que conquistaram o mundo todo. Rótulos como o suculento e frutado Protos Tinto Fino Ribera del Duero D.O. 2013 caíram na graça dos apreciadores de vinho.

Ficou na vontade? Esse e mais vinhos da Bodegas Protos já estão disponíveis na Wine.com.br e valem muito a pena uma boa degustação!

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.