Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Como remover rótulos de garrafas de vinho

13 janeiro 2016
  • 6626 visualizações
  • 0 comentários

Já pensou em colecionar os rótulos de garrafas de vinho? Veja como removê-los.

Para quem já curte ou pretende começar a colecionar rótulos de vinho, saber como removê-los com cuidado é fundamental. Confira abaixo algumas dicas:

1) Use papel contact

O uso de plásticos transparentes com um adesivo potente numa de suas faces já é uma técnica bem conhecida, existem até papéis contact especiais para esse fim. A prática é simples, basta colar a face com o adesivo sobre o rótulo e, com a base de uma colher, esfregar bem antes de retirá-lo. Alguns indicam esperar alguns minutos ou até dias para remover o rótulo que, logo após, deve ser colocado no local de preferência.

2) Deixe de molho

Você também pode experimentar deixar a garrafa de molho na água quente, por 15 minutos. Se quiser, pode comprar um pouco de sabão clorado, isso ajudará a dissolver a cola. Passado o tempo, com cuidado, descole o rótulo da garrafa. Logo após, em uma superfície limpa, vire o lado com a cola para cima, para secar.

Dica de leitura:  Vinho alemão: como ler rótulos e escolher o melhor

Também pode ser utilizado o frio em vez do calor. Coloque a garrafa cheia de água em um balde com gelo e deixe pelo mesmo tempo. A operação reproduz o que normalmente acontece, em restaurantes. Geralmente, quando estão servindo a terceira taça, o rótulo já está saindo ou boiando no balde com gelo.

3) Use uma lâmina

Encha a garrafa com água quente e espere por cerca de 10 minutos. Em seguida, esvazie-a e coloque apenas um copo de água fervente. Ponha a garrafa com o rótulo voltado para baixo, de modo que o calor se concentre apenas na área ocupada pelo adesivo. Deixe por uns cinco minutos. Logo após, com uma lâmina bem afiada, comece a remover o rótulo. Cuidado para não se queimar. É indicado o uso de luvas de cozinha para proteção.

4)  Leve ao forno

Dica de leitura:  7 museus de vinhos para conhecer

Para os rótulos mais difíceis, há o método do forno. Coloque a garrafa em um forno a 250ºC por aproximadamente 10 minutos. Use uma luva para retirá-la e, com a ajuda de uma faca ou um estilete, levante com cuidado um canto do rótulo e descole o restante gentilmente. Vale destacar que rótulos que precisam ser retirados desta maneira possuem uma cola que não seca. Para guardá-lo, você vai precisar grudá-lo em algo, como uma folha limpa de papel.

Escrito por: