Dicas

Pinot Noir em Rosé: rosa preciosa

17 julho 2018
  • 611 visualizações
  • 0 comentários

Pinot Noir é sinônimo de delicadeza e elegância. Mas você sabia que ela também pode ser vinificada em rosés? Descubra!

A elegante Pinot Noir em sua versão rosé ganha traços ainda mais complexos. E, quando se trata do Viñas del Vero D.O. Somontano Pinot Noir Rosé 2017, um dos exemplares das Experiências Refrescantes de agosto/2018, elevamos o nível de excelência: a espanhola Viñas del Vero é a única vinícola de Somontano que elabora a Pinot Noir vinificada em rosé.

O broche no rótulo é referência ao trabalho artesanal na produção deste vinho tão delicado, que começa desde o cultivo: os vinhedos de Pinot Noir foram plantados a nordeste, em uma área que não é atingida pelo sol do meio-dia, protegendo seus frágeis bagos, e com um solo com condições excelentes de drenagem.

Além disso, sua poda é feita à maneira tradicional da Borgonha, terra de origem da Pinot Noir. A colheita acontece de madrugada, em pequenos lotes – dessa forma, a vinícola consegue trabalhar as uvas cuidadosamente, pouco a pouco.

Dica de leitura:  Série uvas - Tempranillo

Os mostos são macerados por 15 minutos para que se obtenha a intensidade desejada da coloração. Todo o processo, entre a colheita e o engarrafamento, leva três meses!

Mas o resultado compensa: um refrescante rosé de cor clara, com aromas finos e elegantes de frutas vermelhas e, na boca, leve, frutado e com persistência agradável. Um deleite muito bem-vindo!

Escrito por: