Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Saca-rolhas: como utilizar

14 outubro 2016
  • 2227 visualizações
  • 0 comentários

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como usar o saca-rolhas da forma correta, sem quebrar ou esfarelar as rolhas de cortiça ou as sintéticas. Confira.

Usar o saca-rolhas da maneira adequada é uma questão de prática. Quem não está acostumado com ele, pode até encontrar certa dificuldade no manuseio.

Para acabar de vez com essas dúvidas, fizemos um vídeo tutorial de como utilizar o saca-rolhas de dois estágios, que você pode adquirir aqui, corretamente. Esse modelo, um dos mais usados no mundo do vinho, é fácil de usar e não tem muitos mistérios na hora de abrir um vinho. Veja como fazer:

1 – Com a lâmina do saca-rolhas, corte a cápsula em volta da boca da garrafa;

2- Ainda com a lâmina, faça um corte vertical na cápsula a fim de retirar a parte cortada anteriormente;

3 – Enrosque a espiral do saca-rolhas no centro do vedante ;

4 – Encaixe o primeiro ponto de apoio na boca da garrafa e puxe a alavanca para cima. A rolha já irá começar a ser retirada;

Dica de leitura:  10 Wine Bars para conhecer pelo mundo

5 – Assim que puxar a alavanca ao máximo que der, troque para o segundo ponto de apoio e o encaixe na boca da garrafa;

6 – Puxe a alavanca para cima e retire a rolha.

Pronto! Agora é só treinar e aproveitar para brindar com quem você mais gosta. Vinhos que indicamos para você treinar sua habilidade com o saca-rolhas:

Bobal deSanjuan DOP Utiel-Requena 2012Vinho Bobal deSanjuan DOP Utiel-Requena 2012 – Tinto com aromas de frutas vermelhas maduras, com notas de alcaçuz, especiarias e nuance floral.

 

Maycas Reserva Especial Syrah 2010Vinho Maycas Reserva Especial Syrah 2010 – Um syrah marcante, com paladar potente e frutado, envolto por aromas de frutas como cerejas negras.

 

Goulart B Black Legion Special Blend 2010Vinho Goulart B Black Legion Special Blend 2010 – Autêntico, elegante e corpulento, com aroma sedutor que revela nuances de fruta madura e especiarias.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.