Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Temas para degustar

06 abril 2016
  • 1253 visualizações
  • 0 comentários

Escolha um tema e… boa degustação!

A edição de abril da Revista Wine.com.br traz dicas pra lá de úteis para quem curte receber os amigos em casa para uma boa degustação. Entre elas estão variados temas para organizar a brincadeira e aprender ainda mais sobre o vasto mundo dos vinhos. Confira algumas e divirta-se!

Vertical

Degustar diferentes safras do mesmo produtor é interessante para compreender a evolução do vinho com os anos e a influência da safra na qualidade final.

Horizontal

Vinhos do mesmo tipo, região e ano, mas de produtores diferentes. Para esse formato, abre-se uma grande variedade de possibilidades de aprendizado quanto ao trabalho do enólogo.

Por região

Escolha rótulos de uma área específica ou de um mesmo país. A experiência enriquece o conhecimento do que o lugar tem a oferecer.

Por variedade

O mesmo tipo de uva, de diferentes regiões ou países. Excelente oportunidade para realmente conhecer uma variedade e seu comportamento em variados terroirs.

Dica de leitura:  Sobreiro, a árvore da cortiça

Custo-benefício

Estabeleça um limite para o preço dos vinhos. Uma alternativa interessante para avaliar a qualidade de exemplares que estão na mesma faixa de preço.

Às cegas

Utilize papel-alumínio ou algum outro artifício para encobrir as garrafas. A brincadeira é divertida e ajuda a quebrar muitos preconceitos.

Velho Mundo X Novo Mundo

A mesma casta, de continentes diferentes, como Pinot Noir da Borgonha e da Califórnia, Syrah francesa e australiana, etc.

Para saber mais sobre degustação, acesse aqui.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.