Enólogo: o alquimista por trás dos rótulos
- 112 curtidas
- 6292 visualizações
- 0 comentários
O enólogo é fator imprescindível na elaboração de grandes vinhos. Conheça Osvaldo Amado, considerado por duas vezes o melhor enólogo de Portugal.
Não são apenas as uvas, as condições climáticas e de solo e a tradição da vinícola e da região que colaboram para o desenvolvimento de um bom vinho. Há um grande número de profissionais que têm papel fundamental em cada uma das etapas de produção.
Entre eles, destaca-se o enólogo, diretamente responsável pela elaboração da bebida. É esse experiente especialista quem dá o tom final ao vinho, seja na criação de blends equilibrados e cheios de personalidade, seja na definição de ricos varietais.
Um exemplo de como o enólogo é uma peça imprescindível na enorme engrenagem da produção de vinhos é o angolano naturalizado português Osvaldo Amado.
Considerado por duas vezes o melhor enólogo de Portugal (em 2014 pela Revista de Vinhos, publicação portuguesa especializada no tema, e em 2015 pelo enólogo e crítico de vinhos português Aníbal Coutinho), ele divide seu tempo entre a região vinícola da Bairrada e o Dão, outra área igualmente destacada no cenário dos vinhos portugueses.
Titular da Adega de Cantanhede, o profissional está na ativa desde 1986 e é integrado à empresa portuguesa Global Wines há seis anos. Osvaldo assina mais de 200 rótulos diferentes e afirma ter engarrafado por volta de 400 milhões de garrafas até hoje. Já produziu vinhos na Espanha, na Itália, na África do Sul e no Brasil.
O currículo impressionante do especialista mostra o quanto a função do enólogo é relevante no processo de produção vitivinícola.