Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Aragón – Roteiros do vinho

16 março 2018
  • 4199 visualizações
  • 0 comentários

Conheça esse antigo reino, dono de uma orgulhosa história e com vinhos que, mais recentemente, vêm mostrando seu potencial na vitivinicultura espanhola e mundial.

Composta por três províncias, Huesca, Zaragoza e Teruel,  a região de Aragón (Aragão) tem, mais ao norte, a influência dos montes Pirineus, a fronteira natural entre a Espanha e a França, que garante uma umidade maior para os vinhedos cultivados sobre solo de calcário, ou argilo/calcários.

Já ao sul, o clima torna-se mais quente e seco, e os solos tendem a serem compostos por uma camada arenosa sobre pedra calcária. Assim, de norte a sul, as diferenças de terroir e as uvas cultivadas nos entregam vinhos de personalidades bem distintas, a riqueza de Aragón.

A região engloba quatro denominações de origem protegidas (D.O.P) de vinhos. Cariñena (a mais antiga), Calatayud, Campo de Borja e Somontano, além de seis áreas que podem produzir exemplares chamados “Vinos de la Tierra”: Bajo Aragón, Ribera del Gallego-Cinco Villas, Valdejalón, Ribera del Jiloca, Valle del Cinca e Ribera del Queiles.

Dica de leitura:  Especial vinícola: ALMAVIVA

A região também pode produzir o Cava, espumante com denominação de origem, além de ter uma denominação de “vino de pago”, a mais alta da pirâmide de qualidade do país, uma espécie de Gran Cru espanhol, no caso de Aragón, o “Pago de Aylés”.

A gastronomia regional também é rica em produtos com denominação de origem como o Jamón de Teruel, o azeite de Bajo Aragón e o de Sierra del Moncayo, o Pêssego de Calanda, o Ternasco de Aragón, etc, que rendem ótimas receitas locais, inclusive em restaurantes modernos reconhecidos pelo famoso Guia Michelin, como o Tatau Bistro (http://tatau.es/contacto/tatau-bistro/), ou o Restaurante La Prensa (http://www.restaurantelaprensa.com/), entre outros.

Vinícolas para conhecer

Finca Aylés

Bodegas Langa

Viñas Del Vero

Bodegas Virgem de la Sierra

Rotas do vinho

La ruta de la Garnacha

Dica de leitura:  Série uvas – Albariño

Ruta del vino Somontano

Ruta del vino Campo de Cariñena

Ruta del vino Calatayud

E há também rotas gastronômicas diversas para você aproveitar o melhor da culinária local, harmonizando com grandes vinhos, é claro.

E para saborear antecipadamente a viagem, não deixe de conhecer os vinhos dessa incrível região que temos no site. Saúde!

Escrito por: