Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Aventuras na Cordilheira dos Andes

14 agosto 2018
  • 3690 visualizações
  • 0 comentários

Soberana a diversas vinícolas importantes da Argentina e do Chile, a Cordilheira dos Andes é também um destino incrível – do enoturismo aos roteiros de aventura, tem opções para todos os gostos.

Mais extensa cadeia de montanhas do mundo, a imponente Cordilheira dos Andes cruza literalmente toda a América do Sul de norte a sul, desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando a Bolívia, o Peru e o Chile, até chegar à Argentina.

São aproximadamente 8 mil quilômetros de um exuberante skyline, com as montanhas cobertas de gelo formando uma paisagem inesquecível.

Destino relativamente próximo para visitantes brasileiros, sem a burocracia de vistos ou passaporte (apenas o RG garante acesso a esses países), e repleto de passeios históricos, trilhas, estações de esqui, esportes radicais, hotéis, pousadas, ótimos restaurantes – e, claro, muito vinho, com bons rótulos para todos os paladares, especialmente entre o Chile e a Argentina.

O lado argentino tem como destaques a linda cidade de Bariloche, ideal para a prática de esqui e snowboard, além do belíssimo lago Nahuel Huapi e do famoso teleférico, de onde se pode ver os belos campos nevados.

Dica de leitura:  De olho no céu do Valle del Limarí

Do alto do Cerro Campanário, é possível degustar um dos chocolates quentes mais famosos da região. Também não dá para deixar de experimentar a famosa parillada em um dos vários restaurantes do centro.

Já Mendoza é a casa dos Malbecs, ideais para serem harmonizados com os generosos cortes argentinos, como o bife ancho, e os sorrentinos, uma massa caseira que é o orgulho local.

A cidade é responsável pela produção de 70% dos vinhos argentinos e tem diversos roteiros enoturísticos que valem a pena. Para além das vinícolas e em busca de aventuras, os mais de 7 mil metros de altitude do monte Aconcágua garantem adrenalina e diversão para os entusiastas do montanhismo.

O Chile é um capítulo à parte; de Santiago, a charmosa capital, as belezas da Cordilheira podem ser vistas de qualquer parte, e sua cultura riquíssima e gastronomia sofisticada valem um punhado de dias por ali. Para o passeio ficar completo, vale visitar o Valle Nevado, La Parva e El Colorado.

Dica de leitura:  Enoturismo: conheça a Marqués de Riscal

Os centros de esqui com estrutura de resorts são muito próximos à capital e oferecem diversas atrações para esquiadores de todos os níveis. A infraestrutura do Valle Nevado é impressionante; são dezenas de lojas e boates, além de restaurantes, bares e cafés onde a excelente culinária andina pode ser combinada com os famosos rótulos da região.

Outra atração imperdível são as festas de colheita da uva (Vendimia), que acontecem nas principais zonas vitivinícolas do país.

Escrito por: