Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Califórnia: terra do vinho e da cerveja

25 setembro 2015
  • 1423 visualizações
  • 0 comentários

Nem só de vinho é composta a fama da Califórnia. O estado americano também tem muito a oferecer quando o assunto é cerveja. Saiba mais.

Que a Califórnia é referência na produção de bons vinhos, todos sabem. O clima e o solo da região são propícios para o cultivo de mais de 100 diferentes tipos de uvas. Por isso, hoje, o estado é responsável pela produção de 90% dos vinhos americanos.

Por lá, a maior preocupação do setor vitivinícola é a inovação. Os produtores estão sempre à procura de novas técnicas e locais para plantio: esse é um dos pontos chaves do sucesso da produção americana.

Se antes a região não tinha tradição na área, agora produz bebidas de qualidade e que atraem cada vez mais entusiastas do vinho. São cerca de 20 milhões de turistas, por ano.

Mas nem só de vinho é feita a Califórnia. O que poucos sabem é que foi nesse estado que começou a arte das cervejas artesanais americanas, com cervejarias históricas, como a Anchor Brewing e a Sierra Nevada Brewing Company.

Dica de leitura:  Mendoza - Roteiro do vinho

Atualmente, produzem mais de dois milhões de barris da bebida, ao ano. Números superiores à produção em qualquer outra região americana.

Com tanta bagagem, visitar a Califórnia é uma decisão mais do que acertada para quem curte vinho ou cerveja e, principalmente, para quem gosta dos dois. Assim, dá para satisfazer as duas vontades em uma viagem só.

Para os apreciadores de vinho, opções de vinícolas para conhecer e degustar rótulos diferenciados é o que não falta. Já até abordamos por aqui um roteiro enoturístico com algumas dicas de nomes de peso em que vale a pena agendar uma visita. Clique aqui e releia.

Já para a turma da cerveja, San Diego, considerada a “Napa Valley” das cervejas, é parada obrigatória. Na região é fácil encontrar serviços de Tours, degustações programadas para fazer a pé e até trens para ir às cervejarias.

Dica de leitura:  Vinícolas familiares unem tradição e inovação mundo afora

Entre as demais cervejarias da região que merecem uma visita estão a Stone Brewing Co. e a premiada Eagle Rock Brewery, primeira cervejaria da cidade de Los Angeles.
Além das atrações específicas para cada gosto, ainda há a opção de unir os dois estilos de bebida em um lugar só. A região também tem opções de tours que vão do vinho à cerveja em um mesmo dia.

Outra dica de lugar bem bacana para conhecer é o Press Club, bar em São Francisco que possui uma carta caprichada tanto nos vinhos quanto nas cervejas.

Já deu para ver que os atrativos da Califórnia são muitos e para todos os gostos.  Aproveite as dicas e explore o que há de melhor em uma futura ida à região. Boa viagem!

Escrito por: