Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

De olho no céu do Valle del Limarí

18 setembro 2018
  • 859 visualizações
  • 0 comentários

Com um dos céus mais claros do mundo, essa região chilena concentra observatórios para que seus visitantes, além de degustar bons vinhos, apreciem as estrelas.

Localizado a 400 quilômetros ao norte de Santiago e próximo ao deserto do Atacama, o Valle del Limarí é uma importante região vitivinícola do Chile. A região tem como principal característica um dos céus mais claros do mundo.

A impressionante incidência de luz e a quantidade de dias de sol por ano, por volta de 300, tornam sua visibilidade uma experiência única – o que influencia também na vitivinicultura local. Antes de ser famoso por sua enologia e pela rica mineralidade do seu solo, o vale ficou conhecido, no ano de 1987, quando pesquisadores de La Serena conseguiram fotografar a explosão de uma estrela da categoria Supernova, feito considerado raro.

Cerca de 40% da atividade de observação astronômica do mundo se localiza hoje no Chile, e o astroturismo segue em franco desenvolvimento por lá. Estima-se que até o ano de 2025 o país seja a principal referência mundial em observatórios.

Dica de leitura:  Entrevista: Ana Botafogo, a eterna bailarina

A região de Coquimbo – onde fica o Limarí –, por exemplo, reúne desde o fim da década de 1990 alguns dos mais importantes centros de observação das Américas, como o La Silla, o Observatório Interamericano de Cerro Tololo, o Gemini Sul, o SOAR e o Las Campanas.

Mais de 60 serviços diretamente relacionados ao astroturismo estão à disposição dos viajantes, como visitas diurnas e noturnas para observação do cosmos (em geral pré-agendadas pela internet), caminhadas, cavalgadas, astrofotografia, além de alojamentos e restaurantes temáticos.

Localizado a oeste de Ovalle, o Parque Nacional Fray Jorge é outro ótimo ponto de observação, e foi declarado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Com mais de 700 espécies de plantas, animais ameaçados de extinção e flora abundante, o parque é uma das grandes atrações do Limarí.

Por lá também é possível fazer passeios eco e astroturísticos, trilhas e excursões em geral. Uma experiência completa para os apaixonados pelo céu – e com direito a pausas para apreciar os bons vinhos produzidos em suas excelente vinícolas.

Escrito por: