Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Spas do vinho e vinoterapia

20 abril 2015
  • 1293 visualizações
  • 0 comentários

Você já ouviu falar em vinoterapia? E em spa do vinho? Descubra o que são e como podem trazer benefícios à nossa saúde.

Nós já sabemos que o vinho traz diversos benefícios para a nossa saúde. Mas você sabia que os subprodutos gerados no processo de vinificação também são benéficos? Pois são. As sementes, as cascas das uvas e o mosto são utilizados na vinoterapia para tratamentos faciais e corporais.

A ideia da vinoterapia surgiu na França, quando Mathilde Cathiard Thomas ouviu, durante a vindima na vinícola de sua família, Château Smith Haut Lafitte, em Bordeaux, de um professor universitário, em 1995, que era um desperdício eles descartarem as cascas e as sementes das uvas, na colheita.

Isso porque pesquisas científicas comprovaram que as cascas e as sementes das uvas são ricas em polifenóis, compostos que atuam como antioxidantes, retardando o envelhecimento e estimulando o crescimento de novas células, podendo ser reaproveitadas de várias maneiras, trazendo benefícios à saúde.

A partir daí, Mathilde Cathiard Thomas e seu marido, Bertrand Thomas, desenvolveram uma linha de cosméticos à base de uva e criaram o termo vinoterapia.

Em 1999, eles fundaram, em um castelo de Bordeaux, o primeiro spa do vinho do mundo. O sucesso desse primeiro espaço levou o casal a abrir outras filiais em várias outras regiões.

Dica de leitura:  Vignamaggio: a Mona Lisa e o vinho

Atualmente, esse estilo de spa tem ganhado cada vez mais destaque. Ele oferece diversos tipos de tratamentos como esfoliações, massagens, banhos relaxantes, hidratantes e muitos outros.

Os spas do vinho são uma ótima opção para os amantes da bebida. Eles são, em sua maioria, bem localizados, havendo alguns, inclusive, em meio a vinhedos. Esses locais também oferecem degustações, jantares harmonizados e visitas em vinícolas da região.

Os spas do vinho pelo mundo

No Brasil:

Spa do Vinho – localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, é o primeiro centro brasileiro de tratamentos vinoterápicos. Ele utiliza apenas os produtos importador do Sources Caudalie, o primeiro spa do estilo do mundo.

Na região, é possível visitar as vinícolas Salton, Miolo e Lídio Carraro.

Uma dica para você que tem interesse em conhecer é se hospedar entre os meses de janeiro e março, para assim você poder vivenciar e, quem sabe, participar das colheitas e dos processos de vinificação.

Dica de leitura:  Conheça a J.C. Le Roux

Na França:

Sources Caudalie – o primeiro spa do vinho do mundo, localizado em Bordeaux. Ele oferece exclusivo programa de cuidados de vinoterapia, em um ambiente muito bonito, cercado por vinhedos.

Os tratamentos combinam as virtudes da água quente natural, rica em minerais e elementos extraídos de mais de 540 metros, com as últimas descobertas científicas sobre os benefícios das vinhas e das uvas.

Nos EUA:

Kenwood Inn and Spa – localizado em Sonoma, Califórnia, em meio a vinhas, oliveiras e outras árvores frutíferas, a Kenwood Inn and Spa foi construída de maneira artesanal, proporcionando uma atmosfera que envolve todos os sentidos. Possui tratamentos especializados de vinoterapia.

Na Espanha:

Hotel Peralada – localizado Peralada, em Girona, esse hotel criou um mundo de sensações envolvendo cultura, entretenimento, gastronomia e, é claro, viticultura. Há um spa do vinho incrível.

Em Portugal:

L’AND Vineyards – filial do primeiro spa do vinho do mundo, o Sources Caudalie, está localizado no Alentejo. Um local feito de pedra e madeira, com piscinas aquecidas e diversos tratamentos vinoterápicos.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.