Enoturismo

Enoturismo: conheça a Marqués de Riscal

13 maio 2015
  • 1532 visualizações
  • 4 comentários

Descubras as belezas de La Rioja, na Espanha, e a impressionante vinícola Marqués de Riscal, com a arquitetura exuberante do canadense Frank O. Gehry.

Na medieval Elciego, em La Rioja, na Espanha, a vinícola Marqués de Riscal, fundada em 1858, a mais antiga e tradicional da região, tem grande destaque no mundo do vinho.

Os herdeiros da Marqués de Riscal fundaram na propriedade a Cidade do Vinho, um projeto que marca o antes e o depois na forma de compreender e enxergar a vitivinicultura.

A Cidade do Vinho é uma ponte entre os séculos XIX e século XXI, um compromisso entre tradição e modernidade.

A vinícola possui um laboratório para análise e controle do vinho e, em geral, investiu em várias melhorias tecnológicas para garantir, aos exemplares, a mais alta qualidade.

O complexo é composto pela antiga adega de Marqués de Riscal e um novo prédio projetado pelo renomado arquiteto canadense Frank O. Gehry, que assina o Museu Guggenheim de Bilbao, também na Espanha.

Dica de leitura:  Mendoza ao ar livre

Esse novo prédio abrange o Hotel Marqués de Riscal, o Luxury Collection Hotel, o Spa Caudalie Vinothérapie® – filial da empresa francesa famosa por seus cosméticos naturais e orgânicos à base de uvas e vinhos, dois restaurantes exclusivos, comandados pelo chef riojano Francis Paniego, e centros de reuniões e conferências.

Frank O. Gehry buscou a melhor representação do espírito inovador de Marqués de Riscal, ao projetar o prédio.

A inspiração foi a cor púrpura do vinho tinto com o aço inox dos tonéis de envelhecimento e o dourado da trama que envolve os rótulos reservados da vinícola.

O resultado foi uma construção excêntrica, surpreendente e cheia de formas, que está em perfeita harmonia com a paisagem local.

Sem dúvida, a Cidade do Vinho é um local ideal para quem quer desfrutar as muitas experiências e as sensações incríveis que o mundo do vinho pode oferecer.

Dica de leitura:  O momento dos vinhos espanhóis

Na Revista Wine.com.br de maio, edição 65, você confere essa matéria, muitas outras novidades do mundo do vinho e tudo o que acontece na Wine.com.br.

*A Revista Wine.com.br é uma publicação mensal, enviada gratuitamente aos Sócios do ClubeW.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.