Enoturismo

Península de Setúbal – Roteiros do vinho

20 janeiro 2016
  • 1397 visualizações
  • 0 comentários

Natureza exuberante e vinhos incríveis! Conheça a Península de Setúbal, em Portugal.

Destino turístico conhecido pelas belas paisagens naturais, importância histórica em Portugal e, claro, pelo vinho, a Península de Setúbal tem conseguido se adaptar ao longo dos anos e é, hoje, uma joia para os adeptos ao enoturismo.

Entre os destaques da região estão iguarias famosas, como o queijo de Azeitão e o adocicado vinho moscatel. Outro atrativo local, o mar turquesa que banha boa parte da península, justifica o apelido de Costa Azul e atrai multidões nos dias de verão.

No quesito organização, a região também dá show. Há inúmeras rotas definidas para facilitar a vida dos turistas. Veja os encantos de algumas delas:

Rota por terras de Santiago – O Convento de Santiago, as ruínas da Igreja de Santa Maria, o Centro de Artesanato Fortuna Artes e Ofícios e, claro, a aldeia Quinta do Anjo, que abriga queijarias que produzem o famoso Queijo de Azeitão, são lugares imperdíveis.

Dica de leitura:  Enoturismo em Santiago

Rota por terras de Arrábida – Nesse percurso você irá conhecer o palácio da Quinta da Bacalhôa, um dos melhores exemplares da arquitetura renascentista portuguesa e um importante repositório de azulejaria, classificado como Monumento Nacional; o Museu do Queijo de Azeitão, e, claro, as Caves da vinícola José Maria da Fonseca. Entre elas, estão as antigas: Adega dos Teares Novos e Adega da Mata, que faz o famoso vinho Periquita. Na Adega dos Teares Velhos, é possível encontrar safras do Moscatel de Setúbal envelhecendo em centenas de barricas.

Rota por terras verdes – O Kartódromo Internacional de Palmela, o Núcleo Museológico do Vinho e da Vinha e o campo Golfe do Montado estão entre os principais atrativos dessa rota.

Rota por terras da baía dos golfinhos – Por lá você encontrará o Centro Histórico de Setúbal e a Casa da Baía de Setúbal, onde está localizada sede da Confraria do vinho Moscatel de Setúbal. A península de Tróia também está no trajeto com belíssimas paisagens e opções de lazer e lojas de produtos regionais, como queijo, vinho e doces.

Dica de leitura:  Mendoza - Roteiro do vinho

Composta à base de frutos do mar, carnes e aves, a cozinha em Setúbal é marcada pelo sabor e frescor dos alimentos. E para descobrir seus segredos, nada melhor do que conferir dicas dos pratos típicos e os restaurantes que sustentam a boa fama do lugar. Veja aqui.

Se só de ler esses poucos parágrafos deu vontade de visitar a região, acesse o site oficial de turismo da Península de Setúbal e confira, com detalhes, o que irá encontrar por lá.

Mas, se, por enquanto, a viagem vai ficar só na vontade, nada melhor do que conhecer o lugar através dos seus vinhos. Acesse nossa seleção de exemplares da Península de Setúbal e embarque em uma boa degustação!

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.