Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Rotas do vinho

20 novembro 2015
  • 2025 visualizações
  • 0 comentários

Conheça roteiros oficiais das principais regiões vitivinícolas pelo mundo.

Na hora de visitar uma região vitivinícola é comum surgirem dúvidas de onde ir, qual vinícola conhecer, enfim, que roteiro seguir?

Pensando nisso, as principais regiões produtoras de vinho possuem rotas do vinho já traçadas, tudo para facilitar a vida dos enoturistas. Conheça algumas delas!

África do Sul

Rota 62 – Considerada uma das rotas vitivinícolas mais extensas do mundo, a Rota 62 começa na Cidade do Cabo, a porta de entrada da vitivinicultura sul africana. A região concentra as principais vinícolas do país.

Rotas do Vinho Stellenbosch – Em 1971, Stellenbosch se tornou a primeira região vitivinícola na África do Sul a estabelecer uma rota do vinho que, hoje, conta com mais de 150 vinícolas, cada uma oferecendo uma experiência única para os amantes do vinho.

Alemanha

Rota do Vinho Alemão – Inaugurada em outubro de 1935, a Rota do Vinho Alemão é a mais antiga em todo o mundo e é repleta de surpresas como, por exemplo, o barril gigante de Bad Duerkheim que abriga um restaurante dentro.

Argentina

Caminhos do Vinho – Essa rota argentina abarca oito províncias e 16 estradas com um total de 170 vinícolas e empresas relacionadas com o vinho para oferecer aos visitantes uma experiência única.

Dica de leitura:  Figuras do mundo do vinho

San Juan – Com 370 quilômetros de extensão, sete cidades e 12 vinícolas no percurso, a rota do vinho de San Juan abriga belas paisagens e excelentes vinhos.

Brasil

Vale dos Vinhedos (RS) – As mais de três dezenas de vinícolas situadas no vale estão abertas à visitação o ano todo com atendimento feito por enólogos e pelas próprias famílias dos empreendedores.

Chile

O país se destaca no assunto enoturismo e possui inúmeros atrativos para os amantes do vinho. Entre as rotas oficiais, merecem destaque a do Valle de Colchagua, a de Casablanca, a do Valle del Maule e a do Valle de Curicó.

Espanha

O wineroutesofspain.com reúne, em um só lugar, informações sobre mais de 20 rotas do vinho espalhadas pelas principais regiões vitivinícolas do país. Opção de onde ir, o que ver e fazer não falta por lá.

Estados Unidos

A Califórnia reúne mais de quatro mil vinícolas em todo o estado. E para que você possa degustar vinhos premiados em quase todos os lugares que visitar, há clássicas e promissoras rotas do vinho por toda a região. Conheça-as aqui!

França

País ícone na produção mundial de vinho, a história e riqueza cultural francesa no ramo pode ser desfrutada em tours especiais em cada região. Entre as rotas oficiais estão a de Champagne, a de Sauternes e a da Alsace.

Dica de leitura:  Lisboa - Roteiros do vinho

Itália

A Itália também possui regiões históricas e de grande destaque na produção mundial de vinho e, por isso, atrai muitos enoturistas. Para facilitar a visita, por lá também existem rotas traçadas, como a Strada del Prosecco e a Nobile di Montepulciano.

Nova Zelândia

A Rota do Vinho da Nova Zelândia foca na bebida e na gastronomia local, mas durante todo o percurso, o visitante também pode desfrutar de belas paisagens e experiências culturais incríveis.

Portugal

Em Portugal, as rotas de destaque e mais atrativas para os apreciadores de vinho são a do Vinho do Porto, a do Vinho Verde, a da Península de Setúbal e a do Alentejo.

Uruguai

Los Caminos del Vino – Esta rota uruguaia é composta por produtores familiares que se uniram para oferecer o melhor do vinho regional aos enoturistas. O grupo oferece visitas guiadas, degustações, almoços e eventos.

Atenção!

– A maioria dos sites, além de conter informações sobre as rotas do vinho, também possuem dicas de eventos, restaurantes, turismo na região, entre outros.

– Vale lembrar que as rotas são compostas por vinícolas específicas e não todas da região. É bom verificar com antecedência se o produtor desejado faz parte do roteiro.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.