Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Alentejo – Roteiros do vinho

16 novembro 2016
  • 3829 visualizações
  • 1 comentários

Belas paisagens, grande diversidade de de uvas, de solos e um terroir propício para a produção de vinhos inesquecíveis. Conheça e apaixone-se pelo Alentejo.

Com paisagens marcadas por pequenos relevos, um clima quente e seco e diversos tipos de solo como xisto, argila, mármore, granito e calcário, o Alentejo é uma surpreendente região vitivinícola localizada no leste de Portugal.

Ocupando cerca de um terço da área do país, o Alentejo é dividido em oito sub-regiões, Borba, Évora (reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade), Granja-Amareleja, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos e Vidigueira, que produzem diferentes tipos de uvas. A Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão, Trincadeira, Alfrocheiro, Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires e Roupeiro são alguns dos destaques dessa região, que também cultiva castas internacionais como a Syrah e a Cabernet Sauvignon.

Além da certificação de Denominação de Origem Controlada (DOC), que possui áreas específicas delimitadas, uvas autorizadas e algumas regras que envolvem todo o processo de elaboração do vinho, a região possui o Vinho Regional Alentejano. Esse termo, encontrado em diversos rótulos, abrange os vinhos que são produzidos com uvas provenientes de vinhas localizadas fora dos limites das Denominações, proporciona mais autonomia na escolha das variedades, além de expressar a personalidade e a tipicidade da região.

Dica de leitura:  Como são feitos os espumantes tintos

A região ainda possui uma Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), criada em 1989, para proteger, controlar e certificar os vinhos que integram a DOC Alentejo e o Vinho Regional Alentejano. O trabalho dessa organização pode ser conferido por meio de um selo ou marca oficial no contrarrótulo dos vinhos.

Existem diversos produtores de renome na região, como a Herdade do Esporão, Herdade da Farizoa, Luis Duarte Vinhos e Reynolds. Essa última é a produtora do exemplar impressionante, que é uma verdadeira raridade no mundo do vinho, e que lançaremos em breve. É o rótulo português que o Brasil vai descobrir. Fique de olho.

Enquanto isso, aproveite para degustar outros incríveis exemplares:

Monte Velho Tinto 2014Vinho Monte Velho Tinto 2014 – Esse tinto aromático, com boa estrutura, frescor e persistência é um clássico do Alentejo, produzidos há mais de 20 anos.

Dica de leitura:  Vinho e comida saudável

 

Herdade da Farizoa Tinto 2013Vinho Herdade da Farizoa Tinto 2013 – Amora, ameixa, cereja, notas de violeta e chocolate são os aromas encontrados nesse tinto de paladar elegante.

 

Artefacto Vinho Verde 2014Vinho Artefacto Vinho Verde 2014 – Um branco que representa perfeitamente o estilo dos vinhos verdes, com seu frescor marcante e aromas de frutas cítricas.

 

Escrito por: