Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Canelones – Roteiros do vinho

19 fevereiro 2016
  • 1622 visualizações
  • 2 comentários

Conheça Canelones, a principal região produtora de vinhos uruguaios.

Localizada bem ao sul, Canelones é a principal região produtora de uva e vinho no Uruguai e, por isso, concentra a maior parte dos vinhedos do país.

Essa região não poderia ter localização melhor. Por sua visão pioneira, o Uruguai foi eleito o país do ano, em 2013, pela revista inglesa The Economist. Entre as principais razões estão o fato de realizar reformas que não se limitam a melhorar apenas a própria nação, mas atitudes que podem beneficiar o mundo.

E Canelones está sendo conduzida sob essa visão. Em meio a um processo de desenvolvimento enoturístico, a região já possui até projeto de promoção do turismo e do vinho desenhado pelo Ministério do Turismo com a colaboração da Comarca de l’Alt Penedès, Espanha.

Há produtores que se juntaram para ajudar nesse incentivo e criaram a Associação Los Caminos del Vino, que reúne diversas vinícolas familiares abertas para visitantes, onde podem ver as vinhas de perto, acompanhar as diferentes etapas da vinificação e, finalmente, provar o vinho e a comida típica do lugar.

Dica de leitura:  Vinhos da América Latina

O que fazer em Canelones

Uma das opções de passeio para quem aprecia um bom vinho e sua história é o Museo de la Uva y el Vino Nacional. Banhada pelo Oceano Atlântico, a região também oferece praia e muitos atrativos para descanso, como spas, resorts e clubes de primeira linha.

Não dá para deixar de experimentar as delícias locais, visitar as fazendas e restaurantes rurais. Além de muito saboroso, é enriquecedor para qualquer paladar.

Ainda como opção de lazer com vinho, nos dias 7 e 8 de novembro, comemora-se no Uruguai o Dia do Enoturismo e cada região fez programações específicas. Clique aqui para saber quais acontecerão em Canelones.

Vinícolas em Canelones

Por fim, não poderiam faltar dicas de boas vinícolas para visitar. Conheça algumas:

Establecimiento Juanicó – Essa vinícola é da família Deicas, a mesma que produz os vinhos Pueblo del Sol, exemplares da Seleção ClubeW Fresh deste mês. O lugar possui estrutura completa para receber visitantes, com restaurante e salas de degustação.

Dica de leitura:  Penedès - Roteiros do vinho

Outras opções de destaque e que valem a pena conhecer são a Pizzorno Family Estates e a Varela Zarranz Winery.

É importante lembrar o quão válido é fazer contato com a vinícola antes da viagem e agendar a visita. Assim, evitará qualquer contratempo.

Para os que não pretendem viajar por agora, a dica é começar a conhecer a região através dos vinhos. Acesse e confira!

Escrito por: