Enoturismo

Paso Robles – Roteiros do vinho

19 junho 2015
  • 766 visualizações
  • 4 comentários

O nosso destino da vez é Paso Robles, uma região americana que tem muito mais do que bons vinhos para oferecer. Confira!

Conhecida pelo clima, com dias quentes e noites frias, Paso Robles é o lugar ideal para a produção de vinhos Premium, devido a essa oscilação de temperaturas, a maior, se comparada a qualquer outra denominação na Califórnia.

Não é de hoje que a cultura de uvas começou por ali, pois registros mostram que, desde 1797, a fruta já era cultivada. Hoje, a região comporta mais de 170 vinícolas, mais de 10 mil hectares de vinhedos e tem cerca de 40 variedades de uvas cultivadas, sendo a Zinfandel a de maior destaque.

A importância de Paso Robles na produção de vinhos nos EUA é tão revelante que a região tornou-se uma Área de Viticultura Americana (AVA), denominação de origem reconhecida legalmente, que abrange uma localização geográfica específica e assegura que os vinhos sejam compostos com, no mínimo, 85% de uvas locais.

Dica de leitura:  O que vimos na Vinexpo 2015

A seleção do ClubeW Premium deste mês traz dois rótulos bem representativos do potencial dessa região.

Mas nem só de vinho é composta a fama de Paso Robles. A região também é conhecida pelas fontes de águas termais que existem por lá. Há quem diga que elas até possuem poderes curativos e, por isso, são muito procuradas por turistas.

Hotel e SPA Paso Robles Inn

Foto de Divulgação – Hotel e SPA Paso Robles Inn

Para os hóspedes desfrutarem dessa riqueza natural, de forma mais agradável possível, os quartos exclusivos do Hotel e SPA Paso Robles Inn são abastecidos por uma dessas fontes. Como a procura pelos aposentos é grande, os interessados devem fazer a reserva com antecedência.

O clima em Paso Robles também é extramente propício para o cultivo de olivas e produção de azeites. Portanto, visitar uma instalação de processamento do fruto e fazer uma degustação se tornou algo indispensável para quem vai à região.

Dica de leitura:  Vinícola exclusiva: Nederburg

Uma boa dica é dar uma passada em uma das lojas We Olive, onde é possível saborear amostras de dezenas de azeites locais em um só lugar.

Para os amantes de vinho que querem conhecer a região, fica uma dica que vale a pena incluir no roteiro: o Harvest Wine Weekend. Trata-se de um evento que marca a colheita das uvas em Paso Robles e acontece todo os anos.

São três dias de jantares, degustações públicas, música ao vivo e mais de 140 atrações para celebrar os resultados de mais um ano de total dedicação e cuidado com as vinhas. Para 2015, o evento já tem data e acontecerá em outubro, dos dias 16 a 18.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.