Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Puglia – Roteiros do vinho

17 março 2016
  • 3259 visualizações
  • 0 comentários

Paisagens deslumbrantes, vinhos encantadores e sabores incríveis à mesa. Veja tudo isso e muito mais que a Puglia tem a oferecer.

Mais de 800 km de costa definem os limites geográficos da Puglia, região italiana banhada pelo mar Mediterrâneo. Dividida em três principais territórios – Daunia e Alta Murgia, Lower Murgia e Valle d’Itria e Salento e Messapia – o lugar conta com uma rica diversidade de terroir, que abrange desde áreas de montanha ao norte a costas arenosas ao sul.

Como resultado dessa diversidade, a região dá vida a vinhos ricos em aromas e sabores sem igual. Seus exemplares, principalmente tintos, são autênticos e de forte identidade. Nesse aspecto, destacam-se as uvas Nero de Troia em Daunia, a Primitivo na localidade de Messapia e a Negroamaro em Salento.

As condições de solo e clima favoreceram o cultivo dessas variedades e, hoje, são grandes atrativos na produção vitivinícola local.  Tamanho potencial para a produção de excelentes vinhos já justificaria uma visita à região, mas a Puglia tem muito mais.

Atrativos turísticos

Destino turístico cada vez mais popular, graças às suas paisagens incríveis, à vista para o mar e com águas tidas como entre as mais azuis em toda a Europa, a Puglia possui inúmeros locais encantadores, os quais qualquer turista se sentiria privilegiado em conhecer.

Dica de leitura:  Para harmonizar: vinho ou cerveja?

Entre eles está o Castel del Monte, uma fortaleza misteriosa que pertenceu ao imperador Frederico II. Outra opção de passeio é pelo Trulli de Alberobello, um conjunto de edifícios construídos com pedras únicas no mundo. Ainda há o Santuário de São Miguel Arcanjo em Monte Sant’Angelo, uma obra-prima da arte medieval.

Para obter mais informações e dicas do que ver e fazer por lá, basta acessar o site oficial de turismo da Puglia.

Gastronomia

A Puglia também pode ser apreciada à mesa. A comida da região é uma explosão de sabores excelentes. Com gastronomia tipicamente mediterrânea, o segredo dessa cozinha está nos ingredientes naturais e de primeira qualidade, como o azeite.

A região também é conhecida pelas massas. Além dos formatos tradicionais, consomem outros que são típicos da região, como o orecchiette, uma massa de semolina em forma de uma orelhinha; o minuicchi, que é um mini gnocchi e a laganelle que é uma mini lasanha. Vale a pena experimentar de tudo um pouco!
Vinícolas para visitar na Puglia

Dica de leitura:  5 vinhos para fugir do comum

Tomaresca – Pertence à família Antinori e é um dos maiores investimentos locais em vinhos.
Tenute Rubino – Para degustar variedades regionais menos conhecidas.
Morella Vini – Onde encontrar vinhos biodinâmicos.
Castello Monaci – Visite a vinícola e o Merum Museum.
Produttori Vini Manduria – Visite a vinícola e o Museo del Primitivo.

Por fim, neste site encontramos roteiros oficiais chamados “Strade del Vino”. Há vários roteiros possíveis. Produtos típicos, além do vinho estão incluídos nestes roteiros.

Ah! Não se esqueça de agendar as visitas antecipadamente!

Para degustar

Caleo Negroamaro di Salento 2013Caleo Negroamaro di Salento 2013 – Tinto de aroma recordando especiarias e frutas vermelhas frescas. Em boca tem bom corpo, com taninos suaves e bom equilíbrio.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.