Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Vindima Serra Gaúcha – a estreia da nova experiência de enoturismo com os sócios do Clube

18 abril 2019
  • 3135 visualizações
  • 0 comentários

Nossa sócia Alexandra Aranovich destaca 6 momentos marcantes da primeira Viagem da Wine com os sócios do Clube

A Wine me convidou para contar a vocês como foi a nova experiência oferecida aos sócios do Clube: as viagens de enoturismo. Primeiramente, deixa eu me apresentar: sou a Alexandra Aranovich, sócia da Wine na Experiência Surpreendentes, gaúcha, sommelier e editora de site de dicas viagens e dois perfis nas redes sociais: o @cafeviagem e @amoserragaucha.

VINDIMA SERRA GAÚCHA COM SÓCIOS DO CLUBE WINE

A estreia desse novo projeto da Wine aconteceu na serra gaúcha durante a Vindima, período em que os parreirais estão carregados de uvas e a região celebra o trabalho de um ano inteiro nos vinhedos. É também durante essa época do ano que uma extensa programação é oferecida aos turistas, como a colheita e pisa da uva, refeições harmonizadas, piqueniques, entre outras atividades. Ou seja, nada mais perfeito do que a Vindima para reunir uma galera apaixonada por vinhos e viagens. Uma experiência singular e carregada de emoções e história dos descentes de imigrantes italianos da serra gaúcha.

A seguir, destaquei 6 momentos marcantes da viagem que adorei

1. A LOCALIZAÇÃO: brindando no coração do Vale dos Vinhedos

O roteiro contou com um programação completa para um fim de semana para duas pessoas com hospedagem no charmoso hotel Spa do Vinho, situado no coração do Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

No Spa do Vinho você se sente como em um “camarote” do Vale dos Vinhedos. A paisagem, principalmente ao entardecer, é um convite para brindar à vida. Você jura que está em algum lugar da Europa e não no Brasil.

2. MIMOS CARINHOSOS DA WINE

Na chegada, fomos recebidos com fotógrafos da Wine que ficaram toda a viagem a nossa disposição – uau! Os primeiros flashes foram nos vinhedos do Spa do Vinho, na piscina e no quarto. Dias depois do encerramento da viagem, cada um recebeu suas fotos por e-mail. Que lembrança linda. Sem falar que nos sentimos celebridades nos vinhedos.

Dica de leitura:  Vinhos Las Perdices: o melhor do terroir argentino

No entanto, os fotógrafos não foram a única surpresa no roteiro. Ainda ganhamos roupão com a logomarca da Wine, garrafa de espumante Miolo Cuvée no balde de gelo, entre outras delicadezas que foram deixadas no quarto do hotel com bilhetes personalizados.

3. CONHECER OS SÓCIOS DO CLUBE

Durante a Vindima da Wine, conheci gente de várias partes do Brasil. E foi muito fácil o entrosamento do grupo. Bastou a primeira taça e já estávamos rindo, descontraídos e felizes combinando onde seria a próxima viagem da Wine. Sem dúvida, o vinho aproxima. E a Wine marcou um golaço quando apostou que o vinho aproximaria, também, os sócios do Clube de norte a sul do país.

4. A  PISA DA UVA

Participar de uma colheita e pisa da uva, mesmo que de forma representativa, é uma emoção sem fim. E a experiência aconteceu na bela Cainelli na Rota do Vale do Rio das Antas, uma vinícola pequena e familiar que resgata a cultura de seus antepassados com o museu do imigrante e a incrível experiência da colheita, pisa e merendim (lanche nos parreirais). Sem dúvida, um dos momentos mais especiais da viagem junto com a convivência e alegria do grupo.

5. AS REFEIÇÕES HARMONIZADAS

Tivemos duas refeições harmonizadas incríveis: no almoço e jantar. O almoço foi na vinícola Cristofoli na Rota das Cantinas Históricas. A enóloga Bruna Cristofoli nos recebeu e apresentou a propriedade. Antes de uma deliciosa refeição harmonizada na antiga cantina, provamos o Moscato de Alexandria ainda no tanque de inox, em processo de fermentação. Tudo muito simples mas repleto de charme, autenticidade e sabor.

Já o jantar foi em uma ambiente mais elegante e tradicional de Garibaldi, o salão dos lustres do Hotel Casacurta. O Winehunter Vicente Jorge jantou à noite com o grupo no restaurante. Durante o jantar, Vicente – assim como a equipe da Wine presente – se apresentou e contou um pouco do seu trabalho dentro do Clube, escolhendo os vinhos que chegam na porta da minha e da sua casa.

Dica de leitura:  Vinho e azeite em um só lugar

Todo o jantar no Hotel Casacurta foi harmonizado com rótulos que expressam o terroir da serra gaúcha. Provamos o espumante Sur Lie da Valduga (recomendo), o Chardonnay Salton, o Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet, o Teroldego da Lidio Carraro e um Moscatel da Cooperativa Garibaldi. E que banquete! A comida estava tão espetacular quantos os vinhos.

6. AS DEGUSTAÇÕES

Tínhamos duas degustações agendadas no passeio: na Salton e na Cooperativa Vinícola Garibaldi. Ambas com enólogos e sommeliers.

A Salton deixou todos encantados com sua bela arquitetura, paisagismo, adega subterrânea (com direito a esculturas de anjos e cantos gregorianos), além do excelente curso de degustação harmonizado com queijos e chocolate que fizemos.

Já a Cooperativa Vinícola Garibaldi, conduziu uma degustação diferente, a Taça e Trufa. Trata-se da harmonização de chocolates recheados com vinhos premiados da vinícola. Uma explosão de sensações  no paladar.

Prontos para a próxima aventura!

Foi mesmo uma viagem para deixar saudades e vontade de repetir. Tudo foi preparado com muita dedicação, dos mimos que recebemos ao roteiro.

Tenho certeza que outros roteiros estão sendo planejados com muito carinho após o sucesso da primeira edição da experiência.

E aí, qual será o próximo destino da Wine para a gente brindar ?

(dica: fiquem de olho no site da Wine ou se cadastrem para receber as novidades !)

Alexandra Aranovich é autora do Café Viagem – blog com dicas de viagem – e do perfil @amoserragaucha. É publicitária e acaba de concluir o curso de sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, é uma turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas.

Escrito por: Wine