Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Tudo sobre a vinícola Ventisquero

22 julho 2020
  • 391 visualizações
  • 0 comentários

Produzindo vinhos de alta qualidade desde 1998, a vinícola preza pela sustentabilidade e inovação, resultando em garrafas premiadas

Os vinhos chilenos estão entre os mais importados pelo Brasil ocupando, há mais de dez anos, o topo do ranking. Um grupo que tem contribuído com essa posição é a Ventisquero, com seus vinhos modernos, vanguardistas, de alta qualidade e com responsabilidade ambiental. 

Presente no Brasil há mais de uma década, a premiada vinícola Ventisquero nasceu em 1998 no tradicional Valle del Maipo, e se expandiu para regiões como Leyda, Colchagua e Huasco, totalizando mais de mil hectares que produzem cerca de 3,5 milhões de garrafas por ano. 

Fundada por Gonzalo Vial, que foi escolhido como o melhor empreendedor do ano 2004 pela Companhia de Fomento Fabril do Chile, a vinícola cresceu sem abrir mão de seus próprios vinhedos, o que garante a perfeição nos processos e a qualidade que chega às garrafas. 

O enólogo chefe de vinícola é, desde o começo, Felipe Toso, para quem fazer vinhos é uma inspiração, trabalho duro e uma conexão com a terra para transformar a uva em uma bebida que reflita a sua origem. 

A vinícola está sempre buscando maneiras de colocar na garrafa o que o solo oferece de melhor com o auxílio da tecnologia em todos os seus processos. Ao longo dos anos, a Ventisquero já realizou testes de irrigação, monitoramento de qualidade das uvas e até mesmo enxertos resistente à região salina de Huasco. 

Muito conhecida por suas práticas de sustentabilidade, a Ventisquero foi a primeira vinícola chilena a obter a certificação Wines of Chile pelo trabalho sustentável desenvolvido desde as vinhas até sua estrutura física e responsabilidade social. 

Aqui no Brasil, você já deve ter se deparado com a Ventisquero enquanto escolhia o seu vinho, mas, além de sua marca própria, a vinícola conta com outras marcas, tão excelentes quanto. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Ventisquero

Os vinhos Ventisquero prezam pela excelência. Eles são inovadores e diferenciados, convidando os degustadores a explorar o mundo dos vinhos e a compartilhar e celebrar.

Para quem está começando a se aventurar, as linhas Reserva e Yelcho são ideais; já as linhas Grey e Queulat são para os intermediários. A casa conta também com os chamados Grandes Vinhos, com quatro rótulos únicos (Enclave, Pangea, Vertice, Heru).

Uma linha da marca se destaca: é a Tara, parte de um projeto da vinícola que desafia as condições extremas da região do Atacama para criar vinhos de alta qualidade com o mínimo de intervenção possível. 

Com solo salino e temperaturas escaldantes, o que parecia uma missão impossível resultou em bebidas de acidez vibrante, taninos sólidos e mineralidade salina, consumidos em restaurantes estrelados em todo o mundo, como o D.O.M em São Paulo. 

Root: 1

A proposta dessa famíla de vinhos é fortalecer os laços, compartilhando o líquido com entes queridos e criando experiências memoráveis em qualquer ocasião. 

Os vinhos são provenientes de vinhedos localizados nos melhores terroirs do país. Eles também possuem certificação de sustentabilidade, e a produção adota medidas de compensação de carbono.

As garrafas são produzidas com uvas Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Carménère e Heritage Red, um blend de Cabernet Sauvignon, Carménère, Syrah e Petit Verdot que formam um vinho avermelhado, frutado e levemente apimentado. 

V9

Desenvolvida com o auxílio da Wine – das discussões iniciais aos rótulos finais -, a família de vinhos V9 agrada de iniciantes a iniciados que buscam bebidas premium. A letra V simboliza a tradição vinícola Ventisquero e o número 9, a quantidade de videiras de onde nasce a matéria-prima.

Os vinhos de entrada, da linha Varietals, capturam a essência dos vales chilenos. Já a linha Reserva enfatiza os sabores e aromas frutados, enquanto que a Gran Reserva é feita a partir de frutas selecionadas e envelhecida em barris de carvalho. 

A V9 conta, ainda, com um Cabernet Sauvignon em edição limitada: produzido em solos e condições climáticas perfeitos, com colheita e envelhecimento controlados, o resultado é um vinho concentrado e minucioso. 

Kalfu

Kalfu significa “azul” na língua Mapudungún dos indígenas chilenos. É a cor mais importante da cultura Mapuche, pois está associada à origem da vida, e dá nome a essa marca devido ao mar que banha as costas onde são produzidas as uvas, na região do Atacama.

O enólogo responsável é Alejandro Galaz, que também cuida da linha Tara da Ventisquero, na mesma região. 

A marca tem três linhas distintas: Molu, com seus vinhos frescos e expressivos, Kuda, que oferece bebidas de boa estrutura, e Sumpai, que têm em comum notas balsâmicas. Todos os nomes são inspirados pela cultura Mapuche e remetem às águas. 

As linhas Kuda e Sumpai são mundialmente premiadas, em especial o Supai Sauvignon Blanc, que harmoniza com peixes, frutos do mar e carnes brancas, e apresenta mineralidade interessante.

Ramirana

A produção de Ramirana nasce nos vinhedos Trinidad, a 35 quilômetros da costa na área de Maipo Costa, e leva às garrafas as tradições do campo chileno. É a vinícola boutique da Ventisquero, de produção limitada, pouco mecanizada e altíssima qualidade. 

A família conta com vinhos balanceados, elegantes e frescos. Os vinhedos são de baixa produtividade, ou seja a fruta está no comando. Esse protagonismo resulta em mesclas inovadoras, aromas únicos e sabores excepcionais, com a característica frutada em comum. 

O destaque fica por conta do vinho Trinidad Vineyard, uma mescla de Syrah, Cabernet Sauvignon e Carménère, da linha Colección Premium. Completam a marca as linhas Gran Reserva e Coléccion Reserva, com vinhos feitos a partir de um tipo de vinha ou mesclas. 

Yali

Yali é uma reserva ecológica de alta umidade localizada na região de Valparaiso. Com três lagoas que somam 11.500 hectares da área, é o paraíso das aves migratórias, que nos recordam da importância de retornar ao natural.

É com base nessa proposta de reconexão com a natureza que cada vinho da marca é produzido, convidando os amantes a desfrutar de uma bebida fresca e agradável com sabor intenso. 

São cinco linhas de vinhos: Wild Swan, Wetland, Three Lagoons, Limited Editions e Plus, totalizando 13 rótulos, sendo que oito obtiveram altas pontuações em concursos ao redor do mundo nos últimos anos. 

E então, o que achou de saber mais sobre essa vinícola multifacetada? Há muitas opções disponíveis em nosso site – e uma (ou algumas) vai surpreender o seu paladar. 

Escrito por: Wine