Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Doces feitos com vinho: 5 receitas para você arrasar

27 julho 2020
  • 360 visualizações
  • 0 comentários

O inverno é a estação em que costumamos comer mais – e acompanhar as refeições de um bom vinho!

É cientificamente comprovado que, nos dias mais frios do ano, acabamos comendo mais, e a vontade de se deliciar com doces só aumenta. Some tudo isso ao clima propício para ficar em casa, se aquecer e tomar um vinho. 

A solução: preparar uma sobremesa feita com a bebida!

A seguir, você vai aprender a preparar deliciosos doces com vinho para momentos prazerosos. Mas, recomendamos também ter uma alimentação balanceada para manter a saúde em todas as estações do ano.

Confira:

Peras ao vinho

Clássica, chique e elegante, é uma sobremesa perfeita para se comer sozinha ou acompanhada de sorvete de baunilha. 

Ingredientes

3 peras
375 ml de vinho tinto seco
500 ml de água
4 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de canela em pó 

Modo de fazer

Remova a casca das frutas, corte-as ao meio e retire as sementes. 

Em uma panela, adicione o vinho, a água, o açúcar e a canela. Coloque as peras e deixe cozinhar em fogo baixo de 30 a 40 minutos. O ponto correto da sobremesa é quando, ao tirar a panela do fogo, o líquido virou calda. 

Sagu de vinho com creme inglês

Presença garantida nas festividades de todas as famílias, o sagu ganha um sabor adicional quando servido com o creme inglês. 

Ingredientes – Para o sagu

½ xícara de chá de sagu
Meia garrafa de vinho tinto
2 xícaras e meia de chá de água filtrada 
Meia xícara de chá de açúcar
1 canela em pau
2 cravos-da-índia

Modo de fazer

Deixe o sagu de molho em uma xícara de água por uma hora. 

Enquanto isso, em uma panela, junte o restante da água e os demais ingredientes. Misture bem até o açúcar dissolver. Em seguida, leve o líquido ao fogo alto até ferver e junte o sagu e a água. Coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando, até que as bolinhas estejam macias e transparentes. Tire o sagu da panela, descarte a canela e os cravos e deixe esfriar por 30 minutos em temperatura ambiente. Depois, cubra e leve à geladeira.

Ingredientes – Para o creme inglês

1 xícara de chá de creme de leite
1 xícara de chá de leite
4 gemas (reaproveite as claras para outra receita)
⅔ de xícara de chá de açúcar
½ fava de baunilha

Modo de fazer

Bata em uma tigela as gemas e uma parte da xícara de açúcar, até obter um creme claro. 

Na panela, coloque o leite, o creme de leite, o restante do açúcar e as sementes da fava de baunilha. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa de vez em quando para evitar a formação de nata. Assim que começar a ferver, retire do fogo.

Acrescente, pouco a pouco, a metade do conteúdo da panela à gemada, mexendo bem com o batedor. Depois, coloque a mistura do leite com as gemas de volta na panela e leve ao fogo baixo mexendo por mais cinco minutos, até começar a engrossar. 

Transfira o creme para uma tigela e cubra, deixando o filme plástico em contato com o creme para evitar a formação de película. Deixe resfriar na geladeira até a hora de servir com o sagu. 

Panna cotta com calda de vinho

Tradicional na culinária italiana, a sobremesa tem origem desconhecida. Pode ser consumida pura ou com caldas, como essa de vinho.

Ingredientes – Panna cotta

1 xícara e meia de chá de leite
1 lata de creme de leite
Meia xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
5 colheres de sopa de água fria filtrada
1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor

Modo de fazer

Na panela, misture o leite, o creme de leite e o açúcar. Após dissolver, leve ao fogo baixo. Quando a mistura começar a ferver, retire do fogo, acrescente a baunilha e reserve.  

Em outro recipiente, prepare a gelatina usando as cinco colheres de sopa de água. Misture e leve ao fogo em banho-maria para dissolver. Acrescente a gelatina dissolvida no creme que estava reservado e mexa delicadamente. Coloque o creme em taças individuais e deixe na geladeira até firmar.

Ingredientes – Calda de vinho

1 xícara de chá de vinho tinto suave
Meia xícara de chá de água filtrada
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa e meia de amido de milho 

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes em uma panela. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar e coloque sobre a panna cotta na hora de servir.

Mousse de vinho

Rápida e prática, essa sobremesa de textura apreciada casa muito bem com o sabor do vinho.

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de vinho seco (a mesma medida da lata de creme de leite)
2 pacotes de gelatina sabor uva
2 xícaras de chá de água quente

Modo de fazer

Comece dissolvendo a gelatina nas duas xícaras de água quente. Deixe esfriar e reserve o líquido.

No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite e o vinho até que se tornem uma mistura homogênea. Depois, adicione a gelatina e misture novamente no liquidificador.

Transfira para um refratário e leve à geladeira até endurecer. 

Gelatina de vinho branco

Uma ótima maneira de dar uma cara nova à gelatina é acrescentando um pouco de vinho e especiarias. Seu paladar vai se surpreender!

Ingredientes

1 garrafa de vinho branco
¾ de xícara de chá de açúcar
4 xícaras de água filtrada
3 pacotes de gelatina em pó incolor e sem sabor
3 colheres de sopa de erva-doce 
6 cravos
4 paus de canela
5 anis-estrelado

Modo de fazer

Faça um chá com a erva doce. Ferva as sementes em três xícaras de chá de água. Após ferver, tampe e deixe em infusão por 5 minutos. Coe o chá e transfira três xícaras para uma tigela. Reserve.

Leve o vinho, o açúcar e as especiarias ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por mais dois minutos. Retire as especiarias e junte o líquido da panela com o chá. 

Prepare a gelatina usando uma xícara de água fria até dissolver o pó. Adicione aos poucos a mistura de chá e vinho ainda quente e vá mexendo. Transfira o conteúdo para o refratário em que será servida a sobremesa (com cerca de 2 litros de capacidade) e deixe gelar por pelo menos quatro horas antes de servir.

Harmonização com sobremesas

Os pratos doces, mesmo aqueles que não recebem vinho na receita, podem harmonizar com a bebida. Veja algumas dicas para acertar na combinação:

  • O vinho deve ser mais ou tão doce que a sobremesa.
  • Ele também deve estar resfriado para suavizar o açúcar.
  • O corpo da bebida e da sobremesa devem ser parecidos: doces leves pedem vinhos leves; doces pesados harmonizam com vinhos encorpados. 
  • Algumas combinações infalíveis são: frutas com Moscatel; chocolate com vinho do Porto; café com o Marsala; e doces a base de ovos e leites combinam com o late harvest.

Aproveite o clima propício para desbravar o mundo dos vinhos experimentando doces com vinhos. Todas as receitas podem ser consumidas em qualquer estação, mas com certeza você não vai querer esperar para se deliciar com cada uma delas. 

Escrito por: Wine