Harmonização de A a W

Série Harmonizações Brasileiras – Amazonas

16 setembro 2016
  • 2224 visualizações
  • 4 comentários

Para iniciar a nossa nova série de harmonizações com pratos brasileiros, sugerimos vinhos saborosos que combinam com uma comida típica do Amazonas. Confira.

A culinária do estado do Amazonas é considerada exótica e de raiz, com uma tipicidade muito marcante. Essa gastronomia é composta por muitos ingredientes nativos e possui uma grande influência indígena, sendo raras as interferências portuguesas e africanas. Aqui, os peixes e os frutos do mar da água doce possuem lugar central e cativo à mesa.

Peixe típico amazonense, o Jaraqui, além de delicioso, é o personagem do ditado mais popular da região. Os manauaras dizem que “quem come jaraqui, não sai daqui”, referindo-se a Manaus. Eles garantem que é amor à primeira garfada.

Entre as receitas típicas, figuram o pato no Tucupi, Tacacá, Costela de Tambaqui e Banana chips.

Outro peixe de grande fama é o Pirarucu, que vive em águas doces e pode chegar a 3 metros de comprimento e 200 kg. Ele integra várias receitas e, entre elas, uma das mais clássicas: a versão amazonense da bacalhoada, o Pirarucu de Casaca, em que o peixe é salgado e seco, servido com uma farinha de mandioca mais grossa, leite de coco e banana pacovã, uma espécie semelhante à banana da terra, mas menos doce.

Dica de leitura:  Receita de rabanada e vinhos para harmonizar

Vale muito a pena experimentar essa iguaria típica do norte do Brasil. Para harmonizar, vinhos frescos e frutados, mas com estrutura:

Prova Régia Reserva DOC Bucelas 2014Vinho Prova Régia Reserva DOC Bucelas 2014 – Produzido a partir de uvas selecionadas, esse exemplar apresenta aromas de frutas tropicais com notas de mineralidade e muito frescor.

 

JP Azeitão Tinto 2015Vinho JP Azeitão Tinto 2015 – Tinto com aromas de frutas vermelhas e delicadas notas de especiarias, que no paladar, mostra-se frutado com taninos delicados e boa acidez.

 

Canepa Reserva Famiglia Chardonnay 2015Vinho Canepa Reserva Famiglia Chardonnay 2015 – Com traços minerais, esse branco é frutado, equilibrado, fresco e possui notas de baunilha provenientes da barrica de carvalho.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.