Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Série Harmonizações Brasileiras – Espírito Santo

16 janeiro 2017
  • 1270 visualizações
  • 0 comentários

O estado-sede da Wine é o tema da série de harmonizações com comida brasileiras da vez. Confira a delícia do mês.

A gastronomia capixaba é uma grande mistura de culturas, com influência dos índios, dos africanos e dos colonizadores europeus. Essa herança, aliada à tradição pesqueira, deu origem a pratos encontrados exclusivamente no estado, como a torta capixaba, por exemplo. Nessa gostosura, muito comum na Páscoa, são usados diversos frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito.

Rica e eclética, a culinária do estado traz uma variedade enorme de opções. Dos imigrantes italianos, foram herdadas as massas como o minestroni, o capeletti e o tortei, o risoto e a polenta. Dos alemães, o chucrute. A culinária sírio-libanesa também exerceu influência, através do arroz com lentilhas, o tabule e o quibe.

Os doces também variam bastante, destacando-se banana-da-terra com açúcar e canela, bolo de mandioca, bolo de fubá, biju de tapioca e doces em compota.

As panelas de barro são um importante elemento da cultura popular do estado. Por todo local, o prato mais típico de lá, a moqueca, é feito nesse tipo de panela. Desde a sua origem – nas tribos indígenas que habitaram o litoral do Estado – até os dias de hoje, a técnica de sua confecção e a estrutura social das artesãs pouco mudou.

Dica de leitura:  Dia do Amigo com vinho

A moqueca capixaba, aliás, é a nossa dica de harmonização. Menos condimentada e mais leve que a baiana, esse prato é delicioso e tem tudo a ver com o verão. Para harmonizar, devido à untuosidade desse prato, bom com a textura cremosa do pirão, um branco de bom frescor é o mais indicado, porém, um rosé bem refrescante ou um tinto leve, com pouco tanino, também são uma ótima opção.

Fortant de France Terroir Littoral Grenache Rosé 2015Vinho Fortant de France Terroir Littoral Grenache Rosé 2015 – Um rosé com aromas de frutas vermelhas frescas, com notas herbais e nuance floral.

 

Solar das Bouças Alvarinho Vinho Verde 2014Vinho Solar das Bouças Alvarinho Vinho Verde 2014 – Branco com aromas de frutas cítricas e frutas brancas frescas, como pera, maçã verde e melão.

 

Root: 1 Pinot Noir 2015Vinho Root: 1 Pinot Noir 2015 – Fresco, com corpo leve e taninos discretos, esse Pinot Noir possui aroma de morango, cereja, framboesa, notas de especiarias e baunilha.

Dica de leitura:  Aromas da madeira no vinho

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.