Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Série Harmonizações Brasileiras – Pernambuco

07 outubro 2016
  • 1315 visualizações
  • 0 comentários

Confira o segundo estado na série de harmonizações com pratos brasileiros: Pernambuco e suas delícias.

Das culinárias tradicionais, três são as que fazem parte da base da rica e variada gastronomia pernambucana: a indígena, a portuguesa e a africana. Dessa mistura, saiu uma mesa criativa, rica em cores, aromas e texturas.

A capital de Pernambuco, Recife, ostenta merecidamente o título de primeiro polo gastronômico do Nordeste e terceiro do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Não é para menos. Há um verdadeiro festival de sabores nos pratos desse estado, que vão da mais deliciosa comida caseira a mais sofisticada receita de culinária internacional.

O café da manhã dá o tom da diversidade presente de ponta a ponta, em que a regionalidade e a sustância são os principais pontos. Essa refeição é, geralmente, composta por frutas regionais e da estação, mugunzá, queijo coalho, tapioca, cuscuz de milho, macaxeira ou mesmo charque e carne-seca.

Dica de leitura:  Vinhos elaborados com uvas botritizadas

Os pratos tradicionais são muito variados e alguns dos mais comuns são tapioca, chambaril, bolo Souza Leão, cartola, sarapatel, cozido, mão de vaca, peixada pernambucana, buchada e macaxeira com charque.

Na categoria das sobremesas, um dos mais queridos e conhecidos é o bolo de rolo, um rocambole com uma massa muito fina de pão de ló, de origem portuguesa, com recheio de goiabada, embora muitas pessoas variem com chocolate ou doce de leite. Essa delícia, em 2007, foi tombada como Patrimônio Imaterial de Pernambuco.

Para harmonizar com essa tentação, de recheio de goiabada, o ideal são vinhos mais adocicados, como os late harvest moscateis ou espumantes mais adocicados:

Espumante Brachetto D'Acqui DOCGEspumante Brachetto D’Acqui DOCG – Envolventes aromas de rosas, cereja, morango e framboesa acompanham o paladar delicado, doce, fresco e típico da uva Brachetto.

Dica de leitura:  Califórnia - Roteiros do vinho

 

JP Moscatel de Setúbal DOC 2013Vinho JP Moscatel de Setúbal DOC 2013 – Exemplar fortificado de aromas intensos de mel, frutas cristalizadas, casca de laranja e nuances florais.

 

Pantelleria Passito Liquoroso DOP 2013 500mlVinho Pantelleria Passito Liquoroso DOP 2013 – Elaborado a partir de uvas que passam pelo processo da secagem, para concentrar açúcar.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.