Michel Rolland e sua longa trajetória no mundo do vinho
- 85 curtidas
- 11103 visualizações
- 0 comentários
Michel Rolland é o enólogo consultor mais famoso do mundo, tendo trabalhado com mais de 110 vinícolas em 21 países ao redor do planeta. Saiba mais.
Michel Rolland tem contato com o mundo do vinho desde criança. Francês nascido em Bordeaux, terra dos grandes rótulos, ele transformou sua paixão em profissão, formando-se enólogo. Hoje, Rolland é o enólogo consultor, também chamado de flying winemaker, mais conhecido do planeta.
Além disso, Michel Rolland consagrou-se também atuando como enólogo talentoso e detalhista de seus próprios vinhos, com exemplares que encantaram paladares mundo afora, como o Clos de Los Siete, por exemplo. Feito em parceria com mais seis enólogos, esse tinto elegante e pontuadíssimo foi elaborado no privilegiado terroir de Mendoza, supervalorizado por Rolland.
Ele se apaixonou por Mendoza em 1988 e, desde então, iniciou projetos na região. O enólogo mantém sua própria vinícola também em Bordeaux, a Bodega Rolland.
Hoje, aos 72 anos, ele atua mais como consultor. Sua rotina atribulada faz com que ele viaje seis meses ao ano, visitando vinícolas e ajudando na produção de vinhos de excelência.
Confira um trecho da entrevista que ele deu para a Revista Wine e aproveite para se cadastrar para uma vaga na live exclusiva que ele fará para sócios e clientes da Wine no próximo sábado, 04/07.
Revista Wine – Há quanto tempo o senhor trabalha como winemaker?
Michel Rolland – Há bastante tempo, já são 46 colheitas na Europa e outras 31 na Argentina.
RW – E qual é a parte mais interessante desse trabalho?
MR – As vinhas, os vinhos e criar blends. Como um flying winemaker, acho que a melhor parte é a diversidade de pessoas que conheço e de vinhos que descubro pelo mundo. Mas o que mais me fascina é quando alguém me pede: “Quero um vinho capaz de receber 100 pontos”. Bom… aí temos que começar do zero.
RW – Entre tantas vinícolas, com quantas o senhor trabalha atualmente?
MR – Costumava trabalhar pessoalmente com mais de 110 vinícolas, mas agora diminuí um pouco o ritmo. Hoje, eu e meu time, juntos, prestamos consultoria para mais de 200.
RW – Como o senhor enxerga essa nova geração de enólogos em todo o mundo?
MR – Há enólogos fantásticos no mundo do vinho hoje. Muitos deles trabalham – e muito bem – em apenas uma propriedade. Mas, para serem os melhores no que fazem, não devem esquecer de estar sempre em contato com outros países, outras pessoas.