Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Os 5 países que mais consomem vinho no mundo

18 maio 2016
  • 3914 visualizações
  • 1 comentários

Descubra quais são, hoje, os maiores consumidores da nossa bebida preferida.

Não é a França, mas foi por pouco. Estados Unidos é o país que desponta como o maior consumidor de vinho do mundo no ranking atual. Não é para menos. Os exemplares da região de Napa Valley, por exemplo, são conhecidos no mundo todo e são incríveis. Eles alcançaram essa colocação há três anos, segundo dados da consultoria Impact Databank. Se ainda não provou um bom vinho californiano, fica a dica.

Napa Valley

Agora sim, a França. Em segundo lugar, o país é um dos mais reverenciados no mundo do vinho, principalmente pelos famosos críticos como Robert Parker e Jancis Robinson. É na França que os grandes Champagnes, os tradicionais bordaleses e os delicados rosés de Provence são elaborados.

Champagne, França

A Itália é o terceiro maior consumidor e tem uma variedade de vinhos maior do que qualquer outro país. Dizem que praticamente toda a população desfruta de uma taça de vinho diariamente. O clássico e excelente Chianti, produzido na região de Toscana, é conhecido e apreciado pelo mundo todo.

Dica de leitura:  A diferença entre “suave” e “Soave”

Vinhos italianos

Em quarto lugar vem a Alemanha, que produz rótulos de altíssima qualidade, sendo berço  de alguns dos melhores vinhos brancos do mundo. Entre as castas mais importantes, encontramos a Riesling, Silvaner e Rivaner.

Riesling

Em quinto está a China, que vem cada vez mais tomando gosto pela bebida – principalmente pelo vinho tinto – e melhorando cada vez mais a qualidade de seus exemplares. Uma pesquisa do CNRS (Centro Nacional da França para Investigação Científica) diz que, dentro de três anos, a China deve se tornar também o maior produtor de vinho do mundo, com a maior parte das vinícolas instaladas na costa leste do país.

Montanhas Huangshan

E o Brasil? Segundo a pesquisa do Wine Institute da Califórnia, divulgada no final do ano passado, estamos em 15º lugar, logo atrás de Portugal e África do Sul. Então, que tal tomar um vinho hoje pra ajudar a melhorar essa nossa colocação, hein?

Dica de leitura:  Os espumantes no cenário mundial

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.