Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Como harmonizar água e vinho

11 fevereiro 2016
  • 2973 visualizações
  • 3 comentários

Veja o que levar em conta na hora de escolher a água para acompanhar a degustação de um bom vinho.

Harmonizar água e vinho, você sabia que isso é possível? Muitos, provavelmente, nunca pararam para pensar nessa questão, mas acredite, faz todo o sentido. O motivo? Nem toda água é inodora (sem cheiro), insípida (sem gosto) e incolor (sem cor).

Atualmente, há uma grande diversidade de águas no mercado. Cada uma com propriedades e qualidade diferenciadas, fatores que podem interferir na percepção do vinho no paladar. Por isso, na hora de escolher a água para uma degustação, principalmente quando se tratar de uma ocasião mais profissional, é indicado ter atenção ao tipo que combinará com as propriedades dos vinhos.

Para isso, é possível fazer uma análise sensorial parecida com o vinho: avaliar aromas e sabores. Isso mesmo, cheiros e sabores podem variar de uma água para outra. O que pode estar relacionado com a origem da água: proximidade com o mar ou alta concentração de minérios no local de onde provém, por exemplo.

Dica de leitura:  Como ler rótulos de vinhos portugueses

Algumas dessas características diferenciadas podem ser comuns tanto ao vinho quanto à água, como estrutura, mineralidade, equilíbrio e acidez. Sendo assim, para fazerem par, ambos devem ter intensidade e personalidade semelhantes.

Por fim, é importante entender que vinho e água têm suas estruturas definidas de acordo com a origem, o terroir local e a natureza. Por isso combinam tanto! Assim como pratos regionais com vinhos da mesma região.

Compreendido esse ponto, confira nossas dicas para harmonizar esses dois líquidos preciosos.

Dicas para harmonizar água e vinho:

1) Para acompanhar vinhos brancos,  rosés frutados com graduação alcoólica que não seja muito elevada e tintos bem leves e com taninos sutis, a água deve ser leve e com baixa concentração de minerais. Ex.:

Água Mineral Natural Acqua Panna 505mlÁgua Mineral Natural Acqua Panna – Essa água é um sucesso entre os Sommeliers. Ela é extremamente leve e ideal para acompanhar degustações de vinhos.

Dica de leitura:  Mitos sobre vinho

2) Para vinhos tintos com boa acidez e taninos presentes, o ideal seria uma água também de boa acidez e concentração de minerais, além do gás que limpa as papilas gustativas e torna possível a volta da salivação. Os brancos com passagem por barrica e rosés com mais estrutura também se enquadram nessa dica.

Outra sugestão interessante é degustar o vinho e a água alternadamente. Assim, a sequência de sensações será deliciosa e nenhum se sobreporá ao outro.

No entanto, tudo isso são apenas dicas e informação a mais. Não é uma regra que deve ser seguida à risca. Afinal, o que importa mesmo é que o vinho torne ainda melhor cada momento. Saúde!

Escrito por: Wine