Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Pode tomar vinho em temperatura ambiente?

24 setembro 2018
  • 5836 visualizações
  • 0 comentários

Na hora de degustar os vinhos, muitos enófilos têm dúvida quanto à temperatura adequada de serviço. Será que podemos apreciá-los à temperatura ambiente? Descubra agora.

Muita gente se pergunta se o vinho fica bom se for tomado em temperatura ambiente. Embora existam as temperaturas adequadas de serviço para cada tipo de vinho, você que decide em quantos graus o seu rótulo preferido ficar melhor.

Porém, é sabido que, para que essa bebida incrível atinja seu potencial de aromas e sabores, as temperaturas de serviço indicadas são as ideais.

E isso vale tanto na hora de armazenar seus vinhos quanto no momento de degustá-los. Algumas características dos vinhos são beneficiadas, escondidas ou até exageradas, se estiverem muito acima ou muito abaixo da temperatura mais adequada. Exemplares acima dos 18°C, por exemplo, ficam com o álcool mais acentuado.

Temperatura ambiente

As temperaturas ambiente variam de lugar para lugar, então, seguindo a lógica, em locais mais quentes os vinhos seriam degustados em temperaturas maiores e isso poderia atrapalhar suas características originais.

Dica de leitura:  A vez dos vinhos portugueses

Claro que depende do lugar em que estamos. Um rótulo tinto à temperatura ambiente no inverno gaúcho ou no inverno europeu cai muito bem, mas no inverno em algumas regiões do Brasil em que a tempetura não chega a cair expressivamente, aí a experiência pode ser ruim.

Vinhos tintos em temperatura ambiente no verão não ficam bons nem mesmo na Europa. Por isso, é melhor saber quais são as temperaturas ideais de serviço para cada tipo de vinho.

Por que gelado demais não é bom?

Gelado demais não é legal porque os aromas e sabores ficam escondidos. Não conseguimos sentir nada e isso descaracteriza o vinho.

Lembrando que para brancos, espumantes e até rosés a temperatura é mais baixa, até para mostrar melhor a acidez. Só que, quanto mais gelado, mais os aromas e sabores ficam escondidos.

Tirar da caixa e beber, caso a sua região seja quente, não é legal porque o álcool é uma substância volátil, ou seja, evapora com muita facilidade. Então, o vinho se mostra muito alcoólico e incomoda no nariz, dando uma sensação de ardência.

Dica de leitura:  O que significa Extra-dry nos espumantes?

Um lembrete: não é recomendado que se deixe durante muito tempo os vinhos e os espumantes na geladeira, pois a baixa umidade desse ambiente,faz com que as rolhas ressequem, podendo causar a entrada indesejada de ar.

E, agora, você acabou de ler essa matéria e seus vinhos estão todos na geladeira. O que fazer?

Se não tiver intenção de degustá-los o quanto antes, pode tirar e deixar em um ambiente da sua casa cujo clima seja ameno. Já foram feitos inúmeros estudos e a mudança de aromas e sabores que ocorrem, se você degelar apenas uma vez, não é perceptível. O que não se recomenda é tirar e colocar na geladeira a mesma garrafa várias vezes.

Escrito por: