Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Série uvas – Gamay

08 novembro 2017
  • 14290 visualizações
  • 0 comentários

Conheça um pouco sobre a uva Gamay, a estrela principal do Beaujolais.

A Gamay (se pronuncia “Gamê”), que também pode ser chamada de Gamay Noir, é uma uva tinta, nativa da região da Borgonha, na França. Os estudos de DNA indicam que essa variedade é resultado do cruzamento da tinta Pinot Noir com a branca Gouais Blanc.

Essa variedade pode ser encontrada em diferentes países, como a Suíça, onde é utilizada em blends junto com a Pinot Noir. O Canadá, os Estados Unidos, a Itália, a Nova Zelândia, a Austrália, a Croácia e o Brasil são outros exemplos de locais que também cultivam essa casta, mas é na França onde é vinificada, em sua maioria, como varietal, que essa uva se destaca.

A Gamay é a uva emblemática de Beaujolais, pois é cultivada em praticamente toda a extensão da região. Essa variedade, que pode ser vinificada tanto em tinto quanto em rosé, compõe os vinhos das diferentes denominações de origem dessa área, sendo elas: Beaujolais, Beaujolais Village e Beaujolais Crus.

Dica de leitura:  #PinotageDay: conheça tudo sobre a uva sul-africana

Além das denominações, a Gamay é a estrela do Beaujolais Nouveau, um tinto conhecido por ter uma data de lançamento mundial, que acontece sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro.

Características da Gamay

– A Gamay é uma uva que possui bagos considerados de pequenos a médios, além de uma pele fina.

– A videira da Gamay é muito produtiva e o seu amadurecimento é precoce. Ela é sempre uma das primeiras uvas a serem colhidas.

– Os vinhos elaborados com a Gamay possuem alto nível de acidez, taninos sutis e estilo frutado.

– Os principais aromas são de cerejas vermelhas e morangos. Dependendo do tipo de solo em que é cultivada, pode gerar aromas de framboesas e pimentas.

– A maioria dos vinhos elaborados com essa variedade é indicada para ser consumida jovem, porém existem as exceções, como por exemplo, os Beaujolais Crus, que podem envelhecer bem por até uma década.

Escrito por: