Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Série uvas – Glera

09 novembro 2015
  • 3627 visualizações
  • 0 comentários

Conheça um pouco da história e características da glera, a uva branca utilizada na elaboração dos famosos Proseccos.

Também chamada de Serprina, Prosecco Bianco ou Proseko Sciprina, a Glera é uma uva de origem incerta. Mas a teoria mais aceita é de que seja da cidade Prosecco, na fronteira entre a Itália e a Eslovênia.

A mais antiga documentação relativa ao cultivo dessa variedade remonta a 1772 e aparece no oitavo volume do Jornal da Itália, em que o acadêmico Francesco Maria Malvolti fala da qualidade do vinho local e cita a uva.

Por muitos anos, o nome dessa casta foi Prosecco. Somente em 2009 o termo passou a se referir à área italiana onde a Glera é cultivada e os produtores regionais passaram a seguir uma regulamentação, de acordo com a certificação onde estão inseridos.

Sendo assim, não é qualquer espumante que recebe o nome de Prosecco. Espumante Prosecco é somente o que vem dessa região regulamentada e tem em sua composição, pelo menos, 85% de Glera.

Dica de leitura:  Vinhos licorosos

Hoje, essa uva é muito cultivada nas regiões italianas do Veneto e Friuli Venezia Giulia, principalmente em torno de Conegliano e Valdobbiadene, nas colinas ao norte de Treviso. Também é produzida na Austrália e Eslovênia.

Características da uva glera

– A Glera é uma uva branca, da espécie Vitis vinifera, que possui alta produtividade. Por isso, os viticultores devem estar sempre atentos às podas, para evitar excesso de produção e perda da qualidade.

– Ela tem alta acidez e um paladar bastante neutro, tornando-se ideal para produção de vinho espumante.

– Possui brotação precoce e o amadurecimento é tardio.

– Possui de baixa a média resistência a secas.

Como harmonizar

Os vinhos elaborados com a Glera costumam ser refrescantes e, por isso, são vistos como excelentes opções para dias quentes. Para acompanhar, nada como aperitivos, pratos leves ou até mesmo sem harmonização.

Dica de leitura:  Série uvas - Nebbiolo

 

Escrito por: