Sommelier Wine

Série uvas – Vermentino

15 março 2017
  • 4670 visualizações
  • 0 comentários

Trouxemos uma variedade branca bem diferente neste mês. Inclusive, ela compõe um vinho da seleção do ClubeW Fresh de março. Confira.

Origem da Vermentino

Cultivada principalmente na Itália e França, onde é também conhecida como Rolle, a uva Vermentino gera vinhos brancos que surpreendem por sua riqueza aromática e diferentes estilos.

Se por um lado, Itália e França dominam seu cultivo, com grande importância para as ilhas da Córsega e Sardenha, em que é a principal uva branca, a origem da Vermentino é indefinida.

Há grande possibilidade de ela ser italiana, da Liguria. Lá, após um estudo de DNA de uvas nos anos 90, descobriu-se que a Vermentino era a variedade localmente chamada de Pigato. Alguns defendem que sua origem seria espanhola e que teria chegado à França e à Itália depois. Outros dizem que ela veio da Anatólia, na Turquia.

Características dos vinhos

Independentemente de onde for sua origem, o fato é que a Vermentino gera grandes rótulos. Dos mais delicados e refrescantes, muitas vezes apresentando notas frutadas como de pera e maçã, aos mais complexos e com estrutura, ricamente aromáticos, que podem desenvolver toques de frutas maduras, amêndoas, hortelã, tomilho, erva-doce e flores brancas. Frequentemente encontramos nuances minerais.

Dica de leitura:  Série uvas - Arinto

Os vinhos, geralmente, são secos, com teor alcoólico moderado e, conforme o clima da região, pode apresentar acidez baixa, embora seja uma uva de maturação tardia e mantenha bem essa acidez em regiões relativamente quentes. Caso perceba um discreto amargor final, não se assuste, é uma característica da uva.

Por ser uma variedade típica do Mediterrâneo, se adapta bem a climas quentes e ensolarados. Porém, suas melhores expressões vêm de regiões em que a amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima do dia e a mínima noturna) é alta devido à proximidade do mar.

É mais fácil encontrar vinhos varietais dessa uva, principalmente da Itália, da Sardenha e da Córsega. Já no sul da França ela é mais comumente usada em blends.

No ClubeW Fresh deste mês, temos um exemplar elaborado com a Vermentino. Vale a pena experimentar. Confira o vinho ao lado e aproveite essa experiência deliciosa!

Dica de leitura:  O que é Denominação de Origem?

Recomendamos para você:

( )
R$##,##
Sócios ClubeW: R$##,##
CONFIRA
Escrito por: