Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Uvas Sémillon: saiba tudo sobre a uva branca

15 novembro 2020
  • 4629 visualizações
  • 0 comentários

Conheça a uva que traz o melhor da França e leva seus traços marcantes para os vinhos Sauvignon Blanc!

Se é apaixonado por vinhos, com certeza conhece muito bem as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e a Pinot Noir. Agora, você já ouviu falar sobre as uvas Sémillon? Apesar de não estar entre as mais famosas no universo dos vinhos, a uva branca francesa conquistou espaço no mundo todo. 

Seus vinhos possuem baixa acidez, principalmente se comparados aos elaborados com a Sauvignon Blanc. A uva branca Sémillon conquistou Bordeaux, na França, regiões vizinhas e se espalhou pelo mundo – sendo hoje cultivada também na Argentina, Chile e Austrália.

A depender da região de cultivo, suas características principais mudam. Nos vinhos produzidos em Bordeaux, por exemplo, os aromas cítricos e adocicados aparecem como notas marcantes. Já o amanteigado e o maior potencial de envelhecimento são destaques dos exemplares australianos.

Harmonização com a uva Sémillon

Para os apaixonados por peixes, o frescor das uvas brancas harmonizam perfeitamente com eles. Para além dos frutos do mar, os rótulos combinam com pratos leves, adicionando acidez e contraste à degustação. 

Confira alguns rótulos e harmonizações possíveis com a uva Sémillon:

  • Miles from Nowhere Sauvignon Blanc Semillon 2019: o rótulo 100% Sémillon harmoniza com ceviche de frutos do mar, casquinha de siri, linguini com molho chilli, bruschetta de tomate seco com muçarela de búfala, tabule;
  • Fleur Du Cap Semillon Unfiltered 2013: algumas opções de harmonização com o rótulo são a torta de palmito, estrogonofe de frango, abobrinha recheada, galeto assado, espaguete com camarão, risoto de frutos do mar, peixe grelhado com purê de mandioquinha, bobó de camarão, moqueca capixaba com pirão;
  • Enclos du Wine Hunter A.O.C. Bordeaux Blanc 2018: o blend de uvas que conta com a acidez da Sémillon harmoniza com pizza caprese, risoto de limão siciliano, isca de tilápia, burrata ao pesto, salada caesar, pipoca salgada.

Conheça Bordeaux

A região francesa famosa por seus incríveis vinhos ficou conhecida pela sua enorme concentração de vinícolas. Estima-se que Bordeaux reúna mais de 9 mil produtores de vinhos – tornando-se a maior extensão de produtores de vinhos na França. 

Bordeaux é uma macrorregião dividida em 3 grandes áreas que englobam outras microrregiões. Lá, são produzidos vinhos tintos, brancos secos, brancos doces, rosés e espumantes.

Entre os vinhos brancos de origem em Bordeaux, a uva Sémillon se faz presente com notas marcantes em grande parte dos rótulos – seja 100% Sémillon ou um blend de uvas. 

Agora que você já conhece muito mais sobre a uva Sémillon e também da região onde é produzida em maior quantidade, que tal continuar aprendendo sobre o mundo do vinho e as uvas Sauvignon Blanc

Nossa série Uvas traz todas as informações que você precisa para entender as características e diferenças de cada uma delas!

Escrito por: Wine