Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Uva Verdejo: saiba tudo aqui!

31 dezembro 2015
  • 3999 visualizações
  • 0 comentários

Confira a origem e como harmonizar perfeitamente a refrescância da uva Verdejo!

Vinhos elegantes, com refrescância característica, frutados e com acidez acentuada. Essas são algumas das características marcantes dos vinhos produzidos com a uva Verdejo, que é predominante entre os rótulos brancos espanhóis – hoje presente também em diversos outros países produtores.

Os vinhos produzidos a partir da uva Verdejo costumam ser consumidos ainda jovens. Entretanto, é possível encontrar rótulos de sucesso com maturação prolongada, chegando a uma década de vida. São reconhecidos, também, por seu caráter cítrico e herbáceo, com toque de nozes.

O cultivo é concentrado na Espanha, estando entre uma das uvas mais cultivadas do país. Além de utilizada para dar vida a excelentes vinhos varietais, a Verdejo também apresenta um ótimo potencial para blends, especialmente com as castas Sauvignon Blanc e Viura.

A coloração dos vinhos é dourada com nuances verdes, mas isso pode variar de acordo com o método de vinificação utilizado em cada produção. A colheita da Verdejo costuma acontecer à noite, para que as bagas cheguem à cantina em uma temperatura entre 10ºC e -15ºC. Muitos produtores evitam colher de dia, uma vez que a época da safra acontece em setembro, quando as temperaturas estão mais quentes e podem provocar maior oxidação e escurecimento da fruta.

Dica de leitura:  Por trás da Miguel Torres Chile

A origem da uva Verdejo é incerta, mas há pesquisas que afirmam que a fruta é nativa do norte da África e que o fruto foi levado pelos moçárabes – cristãos que viviam na Península Ibérica durante o domínio árabe – até a Espanha no século XI.


Dicas de vinhos com uva Verdejo:

Para ajudar você a escolher um entre tantos rótulos incríveis produzidos apenas com a Verdejo ou um blend utilizando a casta, reunimos aqui uma seleção de vinhos – todos disponíveis na Wine. 


Para harmonizar com a uva Verdejo

Os vinhos produzidos com essa casta são perfeitos para acompanhar pratos com carne de porco, peixe grelhado e camarão – que possui um gosto adocicado e combina com a acidez da Verdejo. 

Para quem pretende degustar o rótulo combinando o vinho com entradas, as saladas em geral, pimentões recheados e queijos frescos também são ótimos acompanhamentos para essa variedade. 

Outros pratos que harmonizam com a Verdejo:

  • Ostras, 
  • Aves, 
  • Burrata,
  • Arroz com brócolis,
  • Ceviche peruano.

Ficou curioso para degustar um excelente vinho produzido com a uva Verdejo? Basta acessar o site, aplicativo ou ir a uma das lojas Wine e escolher o seu favorito! 

Escrito por: Wine