Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Vinhos licorosos

08 setembro 2017
  • 12597 visualizações
  • 0 comentários

Desvende os vinhos licorosos e aprenda mais sobre essa classe interessante e autêntica da nossa bebida favorita.

Vinhos licorosos são uma classe de vinho que abrange vários tipos, como o vinho do Porto, por exemplo, indo muito além dele.

O que são vinhos licorosos?

Segundo a legislação brasileira, o termo se refere a rótulos com teor alcoólico natural ou adquirido de 14% a 18% em volume, sendo permitido, na sua elaboração, o uso de álcool etílico potável de origem agrícola, mosto concentrado, caramelo, mistela simples, açúcar e caramelo de uva. O teor alcoólico alto vem da adição de álcool vínico, no caso dos vinhos do Porto e também os que são feitos inspirados neles, só que fora da região de Porto, em Portugal.

Eles podem ser secos ou doces

Além disso, os vinhos licorosos podem ser classificados como secos, quando tiverem até 20 g de glicose por litro ou doces, quando têm a partir de 20 g de glicose por litro.

Dica de leitura:  Ostras gratinadas ao vinho branco

Dia do vinho do Porto

No dia 10 deste mês, o mundo comemora o Dia do vinho do Porto, em que esse delicioso e autêntico tipo de bebida é celebrado em dez dias de festa. Viva Porto! Viva Portugal!

Outro exemplo: os Late Harvest

Outros vinhos licorosos conhecidos são os Late Harvest. Eles podem atingir até 14% de graduação alcoólica e são elaborados com uvas colhidas tardiamente, como o nome em inglês já diz. Por serem colhidos tarde, os frutos perdem muita água e concentram o açúcar. Algumas variedades concentram mais glicose que outras e, por isso, apresentam ainda mais álcool e doçura no paladar.

Então, os vinhos licororos são os “vinhos de sobremesa”?

Você deve estar pensando que esses são os “vinhos de sobremesa”, certo? São eles sim, porém, o termo “vinhos de sobremesa” não existe legalmente. Inclusive, o vinho do Porto, para exemplificar, é indicado para todos os momentos, desde antes da refeição, como aperitivo, até o fim, dependendo do seu estilo. Para pratos leves como saladas e peixes mais gordos grelhados, como salmão, o Porto Branco é uma excelente escolha.

Dica de leitura:  Atum mi-cuit em crosta de gergelim, creme de nata e wasabi

Já que existem muitos estilos diferentes, não há uma temperatura fixa de consumo indicada. Mas não tem erro se consumir entre 10 e 14°C. Alguns Porto rosés e brancos podem ser consumidos ainda mais gelados, se você preferir.

Agora que você já sabe tudo sobre vinhos licorosos, é hora de experimentar nossas indicações ao lado. Aproveite!

Escrito por: