10 certificações e competições no mundo do vinho
- 58 curtidas
- 4248 visualizações
- 2 comentários
Descubra as competições de destaque no universo do vinho, onde somente os mais refinados sommeliers entram e as melhores produções são avaliadas e premiadas!
É claro que tanto empenho e amor pela nossa bebida favorita do mundo não poderia deixar de serem reconhecidos, não é mesmo?
Mundialmente, existem diversos campeonatos e certificados que buscam reconhecer e premiar vinícolas, sommeliers, terroirs, safras, rótulos e tudo o mais que faz parte desse universo, de colaboradores a características únicas.
Além de valorizar o passe de quem fez parte da produção do vinho, esses reconhecimentos são excelentes formas, inclusive, de se conhecer mais sobre determinado exemplar.
Na Loja Wine, provavelmente, você já deve ter visto alguns links com pontuações na descrição do vinho, troféus, entre outros.
Isso ajuda, aliás, além de conhecer, a entender que aquele rótulo é realmente bom para degustação com a família e os amigos, para um presente ou uma reunião de negócios.
Vamos conhecer as principais certificações e competições do mundo do vinho?
As certificações e competições mais famosas do mundo do vinho
1. Master Sommelier (MS)
O Master Sommelier é uma designação de prestígio no mundo do vinho, reservada para aqueles que alcançaram o mais alto nível de habilidade e conhecimento como sommeliers profissionais.
Este título é concedido pela Court of Master Sommelier, uma organização internacional dedicada à excelência no serviço de vinhos, na Inglaterra.
A prova, considerada a mais difícil do mundo, cobre absolutamente tudo o que está relacionado à bebida. Além da parte teórica, há um pedaço dedicado ao serviço e uma degustação às cegas, na qual o aluno tem 25 minutos para elencar tudo que identificar de seis rótulos.
A jornada para se tornar um Master Sommelier é extremamente desafiadora e requer anos de estudo, prática e dedicação.
2. Master of Wine (MW)
O Master of Wine (Mestre do Vinho) é um dos títulos mais prestigiados e difíceis de alcançar no mundo do vinho.
É concedido pelo Instituto dos Masters of Wine, sediado em Londres, e reconhecido internacionalmente como um marco de excelência em conhecimento e habilidades relacionadas ao vinho.
Para se tornar um Master of Wine, os candidatos passam por um rigoroso processo de qualificação que envolve exames teóricos e práticos, além de uma dissertação.
O exame possui três etapas: a prática, com teste cego de 36 rótulos; a teórica, que engloba produção e manipulação, conhecimento do mercado e questões contemporâneas; e a dissertação, de no mínimo 10.000 palavras, com pesquisa inédita.
Os candidatos devem demonstrar um profundo entendimento não apenas das técnicas de vinificação e degustação, mas também dos aspectos comerciais, legais e culturais do mundo do vinho.
Atualmente, existem apenas algumas centenas de Masters of Wine em todo o mundo, tornando-o um título altamente valorizado e respeitado na indústria vinícola. Os titulares desse título, como o brasileiro Dirceu Vianna Júnior, são frequentemente consultores, jurados de competições de vinho, educadores e líderes de opinião no mundo do vinho.
3. Decanter World Wine Awards (DWWA)
Em seu 21º ano, o Decanter World Wine Awards (DWWA) se estabeleceu como a maior e mais influente competição de vinhos do mundo.
Respeitada mundialmente por seu rigoroso processo de julgamento e juízes de todo o mundo, a competição foi criada e gerida pela revista Decanter, no Reino Unido, para avaliar vinhos.
Os rótulos bem avaliados recebem medalhas de ouro, prata ou bronze. Além disso, os vencedores ganham espaço no Guia de Mercado (Market Guide) DWWA, que conta somente com os vencedores de medalhas do Decanter World Wine Awards e é um guia de compras de extrema relevância no Reino Unido, focado em compradores, importadores e distribuidores de vinho.
4. International Wine Challenge (IWC)
O International Wine Challenge (IWC) é uma das competições de vinhos mais prestigiadas e reconhecidas globalmente. Realizada anualmente desde 1984, esta competição reúne especialistas renomados do mundo do vinho, incluindo enólogos, sommeliers, críticos e jornalistas, para avaliar e premiar vinhos de todo o mundo.
O objetivo do International Wine Challenge é identificar e celebrar os melhores vinhos em diversas categorias, incluindo variedades de uva, regiões vinícolas e estilos de vinho. Os vinhos são avaliados através de degustações rigorosas e às cegas, garantindo uma avaliação imparcial e objetiva da qualidade de cada vinho.
As medalhas também são de ouro, prata ou bronze e a competição, considerada uma das mais rigorosas do mundo, também acontece na Inglaterra, como as anteriores.
5. International Wine and Spirit Competition (IWSC)
De acordo com seu próprio site, a IWSC é mais do que uma competição: é uma comunidade global de vinhos e destilados, focada em pessoas e conhecimentos.
A sua missão é defender os melhores vinhos e bebidas espirituosas de todo o mundo, adotando uma abordagem pessoal às necessidades dos seus parceiros.
“Não defendemos apenas premiados. Buscamos talentos desconhecidos e ajudamos parceiros – grandes e pequenos – a alcançar metas ambiciosas e atingir seus objetivos”, diz o site da IWSC.
Considerada a competição mais antiga e prestigiada do mundo do vinho, a IWSC avalia, além deles, outras bebidas alcoólicas. Sediada em Londres, começou em 1969, pelo enólogo Anton Massel, concedendo medalhas classificadas por pontos: bronze (75-79), prata (80-89) e ouro (90-100).
6. China Wine & Spirits Awards (CWSA)
O China Wine & Spirits Awards (CWSA) é uma das competições de vinhos e destilados mais influentes e de rápido crescimento na China e na Ásia. Fundada em 2012, tem como objetivo reconhecer e premiar a excelência na produção de vinhos e destilados, tanto internacionais quanto domésticos, para o mercado chinês em rápido crescimento.
O CWSA, além de contar com uma excelente plataforma de networking, traz rótulos de 35 países, que são avaliados por 100 juízes cuidadosamente selecionados.
Tem duas edições anuais, uma no outono e outra na primavera. A premiação contempla medalhas de ouro, prata e bronze.
7. Concours Mondial de Bruxelles
Referência mundial em concursos de vinhos, o Concours Mondial de Bruxelles tem como principais objetivos identificar os melhores vinhos, oferecer um guia de qualidade aos consumidores de todo o mundo e promover o património vitivinícola.
Os principais diferenciais do concurso estão em sua independência, o seu rigor e o processo de degustação posto em prática, que tranquilizam os consumidores que podem comprar vinhos medalhados com toda a confiança.
Os prêmios concedidos para cada categoria são: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata.
8. Challenge International du Vin
O Challenge International du Vin (CIDV) é uma das competições de vinhos mais antigas e respeitadas do mundo. Fundado em 1976, este concurso ocorre anualmente na região de Bordeaux, na França, um dos centros vitivinícolas mais importantes do mundo.
O objetivo do Challenge International du Vin é reconhecer e premiar a excelência na produção de vinhos em todo o mundo. A competição atrai milhares de inscrições de vinícolas de todos os continentes, incluindo grandes produtores renomados e vinícolas familiares de menor porte.
Realizada a cada primavera, recebe mais de 5.000 rótulos, de 38 países, que são provados por cerca de 800 profissionais e consumidores mais experientes. As medalhas são de ouro, prata e bronze, como os demais.
9. Bacchus Prêmios
Único concurso na Espanha reconhecido pela Organização Internacional do Vinho (OIV), o Bacchus aceita vinhos, vermutes e bebidas como piscos e aguardentes de todo o mundo.
Reunindo mais de 80 provadores profissionais responsáveis pela concessão das medalhas – Gran Bacchus de Oro, Bacchus de Oro e Bacchus de Plata – a competição é uma oportunidade única para conhecer os mais variados tipos de bebidas.
Além do concurso em si, a marca também oferece uma série de eventos paralelos, incluindo degustações, seminários e palestras, que proporcionam uma oportunidade única para os participantes aprenderem mais sobre vinhos, regiões vinícolas e tendências do mercado.
10. Mundus Vini
Criado em 2001, tornou-se um dos concursos internacionais de vinhos mais prestigiados do mundo. Realizado anualmente, duas vezes por ano, na Alemanha, reúne 180 profissionais, de 40 países, que degustam mais de 6.000 vinhos.
Os prêmios são: Grande Medalha Mundus Vini de Ouro, Medalha Mundus Vini de Ouro e Medalha Mundus Vini de Prata.
Continue no assunto: Olimpíadas das Uvas: entenda como funciona a pontuação de vinhos