Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Conheça os benefícios do vinho tinto

06 agosto 2020
  • 106 visualizações
  • 0 comentários

O vinho tinto traz benefícios que vão além dos momentos prazerosos de sua degustação. Confira!

Não seria necessária nenhuma pesquisa para comprovar que o vinho faz muito bem para a saúde das pessoas. 

Afinal, as oportunidades que são criadas por causa do vinho, como a de reunir pessoas queridas em torno da mesa, são extremamente benéficas para a saúde mental. Quem toma vinho é mais feliz. 

Mas, como se isso não bastasse, existem inúmeros estudos ao redor do mundo que comprovam cientificamente os benefícios do consumo moderado de vinho. 

Veja quais são eles!

Benefícios do vinho tinto

O vinho e o coração

O vinho pode proporcionar proteção cardiovascular e o consumo de até duas taças de vinho tinto pode reduzir o risco de doenças cardíacas em aproximadamente 20%. 

O consumo de vinho moderado e de forma regular reduz em 32% o risco de ter um ataque do coração. 

Prevenção ao diabetes

O consumo moderado de vinho tinto e suco de uva pode reduzir os riscos de contrair o diabetes. Pesquisas recentes mostraram que pessoas que tomam regularmente vinho tinto ou suco de uva tiveram mais facilidade em manter regular o teor do açúcar no sangue. 

Os responsáveis por isso são os componentes não alcoólicos do vinho tinto, principalmente os polifenóis.

Amigo da memória

O vinho ajuda a preservar a memória mesmo na terceira idade. A explicação está no seu poder de prevenir que o sangue coagule e reduza a inflamação dos vasos. Esses dois fatos estão relacionados à perda de memória.

Amigo do peso

O vinho, se consumido moderadamente, não engorda ou engorda menos do que outras bebidas. Isso porque ele é uma das bebidas com menos calorias. 

Outro detalhe importante é que o vinho é a bebida que menos se transforma em gorduras localizadas. Esqueça a “barriguinha de chopp” com o vinho!

Inimigo do câncer

Consumir vinho pode retardar o crescimento de células de alguns tumores malignos como os do câncer de mama e de próstata.

Além disso, ele evita o desenvolvimento de tumores da boca e o crescimento de células de câncer no fígado.

Vida mais longa

Embora o vinho seja considerado um amigo da longevidade desde a antiguidade, somente recentemente estudos confirmaram o fato. 

O vinho tinto tem propriedades que previnem o envelhecimento e esse benefício é atribuído ao resveratrol presente na pele das uvas roxas.

Para aproveitar melhor os benefícios do vinho tinto, também é preciso saber como armazená-lo! Aprenda a fazer isso da forma correta com 7 dicas rápida e práticas!

Escrito por: Wine