Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

O que é caixa de aromas?

17 junho 2016
  • 3815 visualizações
  • 5 comentários

Saiba o que é essa caixa que auxilia – e muito – na hora de reconhecer os aromas dos vinhos.

Uma das etapas das degustações técnicas de vinho consiste na avaliação olfativa. Essa fase é feita aproximando o nariz da taça, próximo à parede interna, onde os aromas evoluem mais. Aí, basta cheirar profundamente e avaliar a intensidade, a franqueza, o equilíbrio e os descritores aromáticos.

Os aromas, juntamente com o sabor, ajudam a definir o estilo do vinho, além do que o enólogo quis transmitir do terroir no qual o exemplar é elaborado. Porém, só é possível nomear os descritores aromáticos do vinho, se tivermos memória olfativa.

Isso quer dizer que precisamos ter em mente os aromas de forma separada. Por exemplo, qual é o das frutas vermelhas, negras, cítricas, o do couro, da canela, da pimenta, da baunilha e etc. Essa memória olfativa vai sendo adquirida no decorrer da vida, de acordo com as experiências com cheiros que temos no dia a dia.

Dica de leitura:  Café e vinho: duas paixões nacionais

Uma boa forma de adquirir essa memória é ir a lugares como os mercados municipais, muito rico em aromas diversos, pela presença dos temperos, frutas, legumes e verduras. Além dessa alternativa de enriquecermos nosso catálogo de olfato, há outras maneiras.

A caixa de aromas sintéticos, que são kits com frascos de óleos essenciais ou essências sintéticas numeradas que reproduzem os aromas da natureza mais encontrados nos vinhos, é uma delas. Ela pode ser encontrada no mercado e você também pode construir a sua própria caixa, se achar melhor.

A caixa de aromas serve para aprofundar seu conhecimento sobre os aromas dos vinhos. Ela é como se fosse uma fotografia do aroma, pois os sintéticos não são exatamente iguais aos naturais. A ideia é utilizá-la mais como uma brincadeira de adivinhação e não um estudo profissionalizante.

Dica de leitura:  Os negociantes do vinho

Na nova seção Winepedia, da Revista Wine.com.br deste mês, edição 78, falamos sobre esse assunto detalhadamente. Inclusive, ensinamos como fazer e usar a caixa. Confira.

Escrito por: