Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Vin De France: vinhos franceses que te acompanham no seu dia a dia

01 julho 2021
  • 246 visualizações
  • 0 comentários

Você já ouviu falar muito dos vinhos franceses, mas conhece a denominação Vin De France? A francesa Claire Meignié conta tudo neste artigo.

Aposto que você é daquelas pessoas que abre um vinho francês uma ou duas vezes por ano para comemorar uma ocasião especial, e que acha que um rótulo da França deve ser caro para ser bom, que é muito arriscado comprar um vinho francês barato…

Se acertei a aposta, você precisa viver o outro lado dos vinhos franceses! Aquele dos filmes, quando o francês sai do trabalho numa quarta-feira à noite para encontrar com os seus amigos ao redor de uma taça de vinho ou que se serve uma taça no final do dia para terminar de escrever este artigo*.

Esse art de vivre à la française não precisa ficar só na Netflix! É acessível a todos, basta adotar a filosofia. Para os franceses, o vinho é um símbolo de partilha e de alegria de viver!

Mais fácil falar do que fazer? Talvez não… Você precisa conhecer os vinhos Vin De France.

Afinal, o que significa um Vin De France?

Vin De France é a denominação de vinhos de castas francesas que podem ser produzidos em todo o território francês. A categoria permite aos produtores franceses vinificar e rotular os vinhos valorizando as variedades de uvas que usam, ao invés da região onde produzem.

A denominação Vin De France mantém todos os padrões de qualidade e o savoir-faire dos vinhos franceses, mas dá mais liberdade ao produtor na vinificação. Dessa forma, ele pode fugir das regras do terroir e focar mais nas uvas que quer trabalhar.

Os vinhos podem ser varietais (usam apenas uma única variedade de uva) ou blends (usam várias castas) e as uvas podem ser provenientes de qualquer região francesa. 

Cada produtor desenha o rótulo do jeito que almeja. Dentro da categoria, você vai encontrar rótulos tradicionais e outros mais modernos! Duas informações não podem faltar: a marca do vinho (nesta categoria, não se nomeia o vinho por seu terroir) e a(s) casta(s) que estarão constando no rótulo ou no contrarótulo. A denominação Vin de France e a safra também podem estar escritas.

E quais vantagens dos vinhos Vin De France?

A denominação Vin De France representa vinhos com excelente custo-benefício

Isso é bom porque:

  • Você pode viver plenamente esse art de vivre à la française tão sonhado! Com vinhos de tão bom custo-benefício, você não precisa mais ter medo de errar ao comprar um vinho francês. Qualquer momento vira uma ocasião especial para abrir um rótulo francês!
  • A hora da compra fica mais fácil!  Com essa abordagem pelas castas, você não precisa mais ser um especialista em geografia francesa para desvendar os vinhos franceses. É possível comprar um rótulo entendendo facilmente o que você está escolhendo!
  • Agora, se você já gosta de degustar vinho e conhece um pouco as castas, saiba que as variedades de uvas mais conhecidas do mundo são originárias da França. As Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc e mesmo o Malbec, são todas originárias de lá! Então, esses vinhos são uma oportunidade única de descobrir essas castas famosas, cultivadas em climas e solos que favorecem o seu desenvolvimento! 
  • E se seu objetivo é virar aquele craque em vinho, a categoria realiza um trabalho muito didático para cada consumidor descobrir suas preferências! A Anivin de France, associação responsável pela denominação, tem esse papel de ajudar o consumidor a progredir. Para você entender o mundo do vinho é necessário primeiro se conhecer em relação a vinhos!

E o que faz a Anivin de France?

A Anivan de France é a associação francesa responsável pela promoção da denominação Vin De France. Ela encoraja a descobrir essas uvas internacionalmente conhecidas, mas que poucos sabem da origem francesa (Malbec, Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay etx), tanto quanto as uvas regionais ancestrais, geralmente, menos famosas (Carignan, Chenin, Viognier, entre outras).

Mais do que isso, a Anivin de France sempre investiu na missão de ajudar o consumidor iniciante a se descobrir, orientando-o para entender quais castas mais lhe agradam e dando ênfase na qualidade e acessibilidade desses vinhos.

Como faço para escolher o vinho certo para mim?

Costuma ser um pouco complicado escolher vinho? Porque geralmente as recomendações são feitas em cima de harmonizações ou sobre conhecimentos avançados? E se você não está cozinhando o prato destinado a combinar com o vinho, você se sente meio perdido?

Na hora de escolher o vinho, o gosto pessoal é o que mais importa. É importante ter em mente qual é a sensação que lhe agrada no vinho. Você gosta mais de beber um vinho poderoso, redondo, leve ou vivo por exemplo? Mais frutado, floral ou com especiarias?

Existem castas que se enquadram em cada um destes estilos. E, para te ajudar, criamos essa “árvore de decisão” para você guardar em um cantinho do celular e assim, nunca mais se sentir perdido na hora de escolher um desses vinhos franceses!

Gosta de vinhos poderosos com especiarias? Opte por um Cabernet Sauvignon ou Syrah. Se prefere um vinho leve e frutado, Pinot Noir, Gamay e Cinsault são ótimas sugestões para você, por exemplo!

E para mostrar o quão importante é você se conhecer, desenvolvemos um mini jogo de cartas com uma aproximação bem diferente! Você já pensou em escolher seu vinho de acordo com sua personalidade?

Clique aqui para baixar o jogo de cartas.

Vinhos para quem é autêntico

Se você é aquela pessoa autêntica, de personalidade forte, recomendamos que você teste uma casta que vai dar ao vinho um caráter bem forte, bem marcante assim como você: o Cabernet Sauvignon.

Vinhos para os românticos

Já se você é uma pessoa bastante romântica, aposte em vinhos delicados, mas com toda a intensidade, o charme e magnetismo do romance: experimente a Pinot Noir!

E vinhos para pessoas vaidosas?

Por fim, se sua personalidade tiver um lado sedutor e elegante, então, você é o que chamamos na França de um(a) “Chardonnay Girl ou Chardonnay Boy”: charmoso, elegante e vaidoso.

E então? Qual casta combina com você?

Quer viver a experiência Vin De France

Se você gostou deste artigo, é provavelmente porque quando comecei a escrever a introdução, me servi uma tacinha de um vinho Vin De France Chardonnay para me dar um “up” de motivação (verídico!) e viver o meu art de vivre à la française! Porque, sim, eu sou uma Chardonnay Girl!

Siga a dica… e brinde a alegria de viver!

Escrito por: Claire Meignié, diretora de Agronegócio da Embaixada da França

Escrito por: Wine