Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Degustação: vinhos para os sentidos

28 julho 2018
  • 2442 visualizações
  • 0 comentários

Já pensou em reunir os amigos enófilos em uma degustação? Que tal criar uma confraria para apreciar vinhos incríveis, compartilhando experiências? Saiba mais.

Degustação vertical é aquela em que se compara o mesmo vinho, do mesmo produtor, mas de safras diferentes. Esse é um estilo bem tradicional de degustação, mas não é o único: as muitas complexidades de aroma, sabor e cor que um vinho pode oferecer abrem espaço para diversas formas de apreciá-lo. Além disso, a degustação é uma ótima maneira de explorar novos vinhos e expandir ainda mais seus conhecimentos sobre esse universo incrível.

E o que é necessário para uma boa degustação? Independentemente do estilo, alguns cuidados básicos são essenciais para o sucesso da experiência: o ambiente precisa estar livre de odores, com boa iluminação e temperatura agradável, os vinhos devem ser servidos em taças transparentes, de preferência de cristal, e sobre um fundo branco, para melhor observação da sua cor. É fundamental servir água e algum alimento de sabor mais neutro, como o pão.

Dica de leitura:  Quem inventou o vinho?

Agora vem a melhor parte: escolher o tipo da degustação. Além da vertical, há a horizontal, que, de forma básica, é feita com vinhos diferentes de uma mesma safra, mas que se abre para diversas possibilidades – nesse estilo, podem ser comparados vinhos da mesma região de produtores diferentes, por exemplo, ou rótulos de regiões diferentes, mas produzidos com a mesma uva ou da mesma região e uva e de diferentes produtores.

Ufa! Há ainda, dentro desses estilos, degustações temáticas – que podem ser bem divertidas – com comparações entre rótulos do Velho Mundo e do Novo Mundo, por exemplo, e a famosa degustação às cegas, em que os rótulos são cobertos para não influenciarem a avaliação dos degustadores.

Se você tomar gosto pela experiência, pode convidar alguns amigos que também são apaixonados por vinho e criar uma confraria – o objetivo dessa proposta é fazer reuniões periódicas para degustação e troca de ideias sobre as bebidas. Um momento, no mínimo, divertido e prazeroso entre as pessoas que você mais gosta.

Escrito por: Wine