Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Guia definitivo de como abrir um vinho

05 agosto 2020
  • 238 visualizações
  • 0 comentários

Está na dúvida sobre a melhor forma de abrir a garrafa de vinho? Confira esse guia e aprenda de uma vez por todas!

Abrir uma garrafa de vinho é uma atividade simples para quem já é habituado e tem os instrumentos à mão. Mas, para parcela da população que está descobrindo a bebida de baco, naquelas situações em que falta o abridor que estamos acostumados a usar, a situação pode ficar complicada. 

Por isso, montamos o guia definitivo de como abrir uma garrafa de vinho. Vamos descrever o passo a passo utilizando os tipos de abridor mais comuns e também compartilhar alguns macetes. 


Os principais utensílios

Os três tipos de saca-rolhas mais comuns são: formato borboleta, sommelier e espiral

Os de formato borboleta, também conhecido como alavanca dupla. Ele é relativamente simples de usar e exige menos esforço de quem vai abrir a garrafa. O Sommelier é um pouco mais técnico e exige mais força. Ele possui uma faca em uma ponta e uma alavanca em outra, que apoiada na boca da garrafa permite que a rolha seja extraída. 

O terceiro modelo é o mais simples de todos, tem apenas a parte espiralada para ser girada na rolha e uma haste para puxá-la. Esse exige força e cuidado para não quebrar a rolha.

O primeiro passo é escolher uma superfície para apoiar a garrafa. Com uma faca ou serra do próprio abridor, corte o lacre logo abaixo do pequeno desnível no gargalo. Retire a parte de cima.

Com o abridor borboleta

Como abrir vinho com abridor borboleta

Levante as ‘asas’ do abridor. Isso fará com que a ponta espiralada fique mais aparente. Com essa ponta, faça um pequeno furo na cortiça e comece a girar a haste superior no sentido horário até penetrar a rolha. 

À medida que o saca-rolha for entrando na cortiça, as alavancas laterais vão se erguer. Quando elas ficarem paralelas à superfície em que a garrafa está apoiada, pode ser que a rolha esteja pronta para sair. Aperte as alavancas para baixo com a garrafa na vertical e apoiada na superfície. 

Se a rolha não sair completamente, puxe o abridor com a mão até que ela saia. 


Com abridor sommelier

Como abrir vinho com abridor sommelier

Depois de ter retirado o lacre, coloque a ponta espiralada na rolha e pressione a parte de cima do saca-rolhas girando-o no sentido horário. Importante que o saca-rolhas entre num ângulo reto. 

Se estiver torto, corre-se o risco de a rolha quebrar. Quando a parte espiralada tiver sumido dentro da rolha, localize a dobradiça que deverá ser encaixada na ponta da garrafa. Com uma mão, segure a dobradiça contra a ponta da garrafa para que ela não escorregue. 

Com a outra, puxe o outro lado do saca-rolha para cima. A rolha então começará a sair. Se não sair toda, pode usar a segunda dobradiça ou puxar a rolha num ângulo reto. 

Com espiral e haste

Como abrir vinho com abridor de espiral e haste

O início é bem semelhante ao abridor do tipo Sommelier. Coloque a ponta espiralada na rolha e pressione a parte de cima do saca-rolhas girando-o no sentido horário. Importante que o saca-rolhas entre num ângulo reto. 

Gire até que a parte espiralada tenha sumido totalmente. Quanto mais fundo, melhor, porque o abridor estará mais firme na rolha. 

Feito isso, firme a garrafa num local e puxe o saca-rolhas com força.

E se não tenho um abridor?

Se você é um expert em usar qualquer tipo de abridor, mas não tem nenhum deles à mão, não será por isso que deixará de tomar seu vinho. Existem técnicas que resolvem esse problema. 

Se falta um abridor onde você está, mas tem um parafuso e um alicate, seus problemas acabam aqui. O parafuso pode ter em torno de 5 cm ou mais. Com a ajuda de uma faca ou chave de fenda, rosqueie o parafuso na rolha deixando uma parte de fora. Tome cuidado para não atravessar a rolha. 

Em seguida, pegue o alicate e comece a puxar o parafuso junto com a rolha delicadamente até que ela se solte e saia da garrafa. Simples, não é?

Se não tem o abridor, nem o parafuso e o alicate, também não tem problema. Use uma faca lisa e pontiaguda para enfiar na rolha e girar puxando-as para cima. Aos poucos a rolha vai se soltar e sair. 

Se não tem abridor, nem o parafuso e o alicate e nem a faca, ou até tem a faca, mas não conseguiu a técnica para retirar a rolha, ainda existe a última chance. Empurrar a rolha para dentro da garrafa. Você precisará da própria faca ou de um objeto pontiagudo. 

Alguns pedaços de cortiça podem se soltar e ir parar no vinho, sem contar que a própria rolha ficará submersa no líquido. Mas tudo bem. Foi o que deu pra fazer, não é mesmo?

E, aí, qual desses métodos de abrir garrafa de vinho você vai querer experimentar primeiro?

Agora confira também as mais diversas situações que podem acontecer ao abrir o vinho

Escrito por: Wine