Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Como guardar vinhos em casa

28 setembro 2015
  • 8306 visualizações
  • 0 comentários

Ainda tem dúvidas de como guardar o vinho? Confira dicas rápidas que facilitarão sua vida.

Quando o assunto é guardar vinhos em casa, as adegas climatizadas são a primeira opção. Porém, o investimento é relativamente alto e pouco útil para alguns, principalmente, para quem não tem a intenção de guardar rótulos por muito tempo.

Para os que pretendem adquirir uma adega climatizada, é recomendado verificar alguns pontos e, assim, garantir a qualidade do produto e evitar imprevistos ou danos nos vinhos. Para saber quais são esses cuidados, clique aqui.

Se você optou por adaptar um ambiente em casa para armazenar as garrafas, estas dicas são para você:

1 – Se sua casa possui um porão, ele será o melhor lugar para armazenar seus vinhos. Além de serem naturalmente úmidos, também são frescos e sem incidência direta de luminosidade.

2 – Já quem não tem um porão em casa, deve procurar espaços com umidade balanceada. Caso contrário, a baixa umidade pode causar o ressecamento da rolha e o excesso pode mofar os vinhos.

Dica de leitura:  Um brinde às mães!

3 – Mantenha as garrafas distantes de locais que sofrem muita variação de temperatura, como perto do fogão. Vale lembrar que temperaturas muito altas aceleram a evolução do vinho e as mais baixas atrasam o desenvolvimento normal da bebida.

4 – O ideal é armazenar as garrafas a cerca de 15°C, temperatura considerada a mais indicada para conservação de todos os tipos de vinhos. Vale lembrar que, antes de servir, alguns vinhos deverão ser resfriados e outros deverão chegar a temperaturas mais elevadas, conforme sua temperatura ideal de serviço.

5 – O vinho também precisa estar em um local que não sofra com a incidência direta da luz solar ou de lâmpadas fluorescentes. A exposição solar altera a composição molecular do vinho, provocando sua oxidação.

6 – Por fim, o ambiente em que os vinhos forem alocados deve ser livre de trepidações. Afinal, vibrações frequentes também aceleram a evolução do vinho.

Dica de leitura:  3 receitas rápidas para fazer tomando vinho

Além dessas dicas, você pode conferir outras sobre como conservar o vinho após aberto e ficar craque nos cuidados básicos que essa bebida exige.

Escrito por: