Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Gin: dicas para preparar um drink perfeito

06 julho 2021
  • 317 visualizações
  • 0 comentários

Tradicional destilado europeu caiu no gosto do público e hoje dá origem a drinks aromáticos que podem harmonizar com diferentes pratos. Descubra mais sobre o gin!

Quer saber como preparar um bom gin? Então veio ao lugar certo!

Os drinks com gin são conhecidos por aliar sabor e sofisticação.

Aromatizado a partir das sementes de zimbro, um vegetal que produz frutos arredondados semelhantes às uvas na aparência, a bebida caiu nas graças do público nos últimos anos.

O destilado voltou a reinar nos drinks por diversos motivos, como a preferência dos apreciadores por bebidas aromáticas, versatilidade na combinação com outros ingredientes e o baixo teor calórico quando comparado a outras bebidas. 

Em geral, o gin é feito com a fermentação de cereais e outros produtos destilados, mas cada produtor faz seus próprios ajustes na receita, ou seja, existem estilos variados nas prateleiras.

A fórmula, que é preparada, envasada e distribuída ao redor do mundo, pode levar, além do zimbro, algumas ervas e especiarias como cevada, milho, canela, cardamomo, entre outros.

Aqui, vamos reunir algumas dicas para não errar durante o preparo de um bom drink com gin e também falar sobre harmonização da bebida.

Quem tem experiência no preparo de coquetéis sabe que há técnicas e regras específicas para que cada drink saia no ponto esperado com equilíbrio entre a bebida alcoólica e os demais insumos. 

Anote todas as sugestões de nossos especialistas!

1. Escolha as especiarias de acordo com sua preferência

O sabor de cada gin vai depender da quantidade de zimbro, especiarias, cereais e outros ingredientes utilizados durante a elaboração da bebida. Os clássicos têm sabor mais marcante do zimbro, mas também há outras opções com notas mais cítricas, de ervas e até mesmo florais. Vai depender do seu gosto, por isso, vale a pena fazer testes.

2. Atenção ao acrescentar a água tônica

Se seu drink é preparado com água tônica, atente-se para as dicas!

A água tônica deve ser refrigerada e estar em baixa temperatura na hora do preparo do coquetel. Além disso, caso esteja em temperatura ambiente, o gelo vai diluir mais rápido e o resultado da bebida será alterado. Portanto, cuidado!

3. O gelo é fundamental

É importante preparar o gelo para os drinks com alguma antecedência, de preferência em formas maiores, para que as pedras sejam mais consistentes e não derretam de forma que deixe o drink “aguado”.

A proporção também é importante: coloque a quantidade de gelo em equilíbrio com a quantidade dos demais ingredientes.

4. Escolha o copo ou taça adequada

O recipiente que vai receber o drink tem importância porque preserva e valoriza os aromas durante a degustação da bebida. Para drinks com gin, a dica é optar por copos altos, como nos drinks clássicos ingleses, ou pelas tradicionais taças de gin, maiores em tamanho e altura.

Imagem de taças diversas com gin ilustra post sobre como preparar um bom gin, da Winepedia

5. Atenção à mistura

Essa orientação evita um erro comum: para que os ingredientes não se tornem um suco homogêneo, não misture ou agite demais seu drink durante o preparo. O correto é misturar levemente, mantendo no drink os aromas e sabores de cada insumo utilizado.

Dicas de harmonização com gin

As regras básicas de harmonização entre bebidas e comidas orientam que a combinação pode ser feita por semelhança ou por contraste, buscando sempre o equilíbrio entre o drink, o prato e o gosto pessoal de quem está apreciando a experiência. 

No caso do gin, é possível ousar nas combinações a cada drink. 

Confira as dicas!

  • Um coquetel refrescante que leve gin, pepino, limão e gengibre, por exemplo, pode ser uma boa pedida para limpar o paladar após um prato de carne assada gordurosa, como churrasco de costela ou picanha.
  • Opções de bebidas mais cítricas e adocicadas, que misturem limão e laranja, podem acompanhar petiscos fritos como bolinhos de arroz condimentado ou outros petiscos semelhantes.
  • Já as bebidas com mais aromas herbais podem acompanhar entradinhas leves como bruschettas com queijo brie e ingredientes variados como presunto cru, figo e castanhas.

Conheça a nossa seleção de gins

Gin DryCat London Dry

É inspirado nos consagrados gins londrinos e feito a partir de ingredientes tradicionais, com aromas e sabores marcantes. Uma ótima base para as mais diversas criações na coquetelaria. 

Gin DryCat Seco

Esse é um gin com personalidade única, uma deliciosa infusão de ingredientes tropicais, mediterrâneos e asiáticos. A explosão de aromas faz com que seja um gin perfeito para gin&tônica, embora também possa ser usado para outras combinações.

Gin DryCat Nut

O Nut Gin é um passeio por sensações que só a Castanha do Brasil é capaz de proporcionar. Chamam atenção as notas florais e amadeiradas que compõem essa proposta exclusiva para um dos destilados mais tradicionais do mundo.

Quer mais informações sobre harmonizações, preparo de drinks e o universo dos vinhos em geral? Veja outros conteúdo na Winepedia, o seu portal de conteúdo sobre vinhos!

Escrito por: Wine