Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Como organizar uma adega

22 janeiro 2016
  • 3478 visualizações
  • 2 comentários

Você sabe exatamente quantos e quais vinhos tem em casa? Veja dicas preciosas para organizar sua adega.

Já falamos aqui sobre o que é necessário para montar uma adega, mas, uma vez montada, é preciso manter a organização dos vinhos. Verificar sempre se as garrafas estão bem alocadas, por exemplo, pode garantir as melhores condições para o envelhecimento da bebida, sem falar que facilita na hora de encontrar um exemplar desejado.

Vale lembrar que, para arrumar as garrafas e mantê-las em segurança, os garrafeiros e prateleiras utilizadas devem ser estáveis e facilmente acessíveis. Podem ser de metal inoxidável ou de madeira (tratada contra insetos e umidade).

Para os que já se perderam em meio à quantidade de garrafas guardadas, uma boa dica é colocar pequenas etiquetas informativas ao redor do gargalo de todos os vinhos. Assim, não precisará ver rótulo por rótulo até chegar ao que procura.

Dica de leitura:  Drinks feitos com Gin

Outra sugestão bem aceita e utilizada é a confecção do livro da adega.  O nome pode parecer complicado, mas trata-se de algo bem simples. Basta registrar em colunas os vinhos adquiridos e os que foram consumidos. Você também pode criar um espaço para anotar os nomes daqueles exemplares que pretende guardar por mais tempo.

E para não ficar com algo que se limite ao registro de entradas e saídas na sua adega, a solução é criar fichas para registrar as informações principais e experiências gustativas com cada uma de suas aquisições.

Veja o exemplo de uma ficha de adega e boa organização!

Identidade do vinho
Nome do vinho Toro Loco Tempranillo
País  Espanha
Região  Utiel-Requena
Cor Rubi com reflexos violáceos
Safra 2014
Lugar da compra Wine
Data da compra 22/01/2016
Preço R$ 30,00
Vinícola BVC España

Gestão das garrafas armazenadas
Quantidade adquirida 10 garrafas
Saldo atual
Beber antes de 2018

Notas de degustação
Servido em:
Observações:
Dica de leitura:  5 cuidados com adegas climatizadas

Fonte: Grande Larousse do Vinho, p. 142

Escrito por: Wine