Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

As belezas de Somontano

22 julho 2018
  • 363 visualizações
  • 0 comentários

Somontano, na Espanha, conta com cerca de 550 hectares de vinhas cultivadas e é reconhecida por sua produção marcante de vinhos longevos e frescos. Conheça!

Estrategicamente localizada aos pés da Cordilheira dos Pireneus, na divisa entre a Espanha e a França, a D.O. Somontano – ou “sob as montanhas”, em espanhol –  conta com cerca de 550 hectares de vinhas cultivadas e é reconhecida por sua produção marcante de vinhos longevos e frescos.

Entre as variedades, prevalecem as tintas, ocupando cerca de 75% dos vinhedos. A altitude, os altos índices pluviométricos e as grandes variações de temperatura entre o dia e a noite fazem desta região autônoma de Aragón, no noroeste do país, um local ideal para a viticultura.

Pela relevância histórica de sua comunidade vitivinícola, aliada a belíssimas paisagens, Somontano tem experimentado um movimento crescente do enoturismo, que combina, além das suas mais de 30 bodegas, rica gastronomia, hotéis e spas charmosos. E, claro, o tradicional Festival del Vino del Somontano, o maior do gênero na Espanha.

Dica de leitura:  A inóspita Priorato

Fora da rota do vinho, também há muito o que fazer em Somontano. A região é famosa pelo oleoturismo, que explora a rica produção de azeite local, e por suas belezas naturais, como o Parque Natural de la Sierra e o Parque Cultural del Rio Vero – considerado patrimônio da humanidade pela Unesco em função de sua arte rupestre.

A milenar história de Somontano também vale o registro, com seus impressionantes Conjuntos Históricos, um circuito medieval que inclui Alquezar e Barbastro – capital de Somontano –, com seus lindos vilarejos, bodegas, restaurantes e casas que parecem ter saído de um conto de fadas.

Escrito por: