Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Vinho e azeite em um só lugar

23 outubro 2015
  • 2295 visualizações
  • 0 comentários

Conheça quatro vinícolas que são referência mundial na produção de vinho e azeite.

Não é de hoje que vinho e azeite andam juntos.  É comum quem aprecia um também se interessar pelo outro. Afinal, ambos possuem a mesma proposta quando se trata de paladar: surpreender-nos.

Assim como o vinho, o azeite possui diferenciações de sabor, cor, textura, acidez e demais características provenientes do terroir e modo de processamento das oliveiras escolhidas. O curioso é que também há milhares de tipos de azeitonas catalogadas no mundo.

Com tantas semelhanças e proximidade, não é de se admirar que existam produtores apaixonados pelos os dois. Conheça quatro vinícolas que são referência no assunto.

Pinhal da Torre

Situada na região do Tejo, em Portugal, a Pinhal da Torre dedica-se à produção de vinhos e azeites de alta qualidade a partir das melhores uvas portuguesas e azeitonas cultivadas na região. Como resultado, produz exemplares que se diferenciam pela sua pureza, elegância e personalidade. Para comprovar:

Pinhal da Torre Special DOC do Tejo 2008Pinhal da Torre Special DOC do Tejo 2008 – Um típico vinho português, carregado de muita elegância. O sabor é persistente e frutado recordando frutas maduras.

Dica de leitura:  Sol e vinho no sul da França

 

Azeite Quinta de São João Extra Virgem 500 mlAzeite Quinta de São João Extra Virgem – De sabor pronunciado e maduro, com destaque para seu leve amargor. Um azeite exclusivo da Pinhal da Torre.

Quinta da Romaneira

Considerada uma das principais quintas do Douro, a Romaneira é um dos grandes nomes na história dos vinhos portugueses. A vinícola sabe bem como usufruir do microclima único da região, tanto na produção de vinho, quanto na de azeite. Por lá, as azeitonas são colhidas à mão durante o inverno e resultam em um azeite extravirgem de caráter marcante.

Sino da Romaneira 2010Sino da Romaneira 2010 – Tinto de bom corpo, com taninos aveludados e boa acidez, que exala aromas frutados, florais e de pimenta.

 

Azeite Quinta da Romaneira 500 mlAzeite Quinta da Romaneira – Possui acidez natural muito baixa e bouquet aromático que sugere o perfume exalado pelas ervas e plantas que crescem na propriedade.

 

Herdade do Esporão

Fundada em 1267, a histórica propriedade Herdade do Esporão é, hoje, reconhecida pela produção de vinhos com tipicidade e sabor. Além, é claro, os azeites que começaram a ser elaborados a partir da vontade de aplicar o conhecimento na produção de vinhos ao universo do azeite. E tem dado certo, olha só:

Dica de leitura:  O momento dos vinhos espanhóis

Esporão Reserva Tinto 2012Esporão Reserva Tinto 2012 – Elegante, encorpado, com aromas marcantes e final persistente. Vinho clássico, que mostra o caráter rico e típico dos melhores vinhos do Alentejo.

 

Azeite Esporão Orgânico 0,2% 500 mlAzeite Esporão Orgânico 0,2% – Produzido através de práticas agrícolas sustentáveis, possui em sua composição duas azeitonas, a Cobrançosa e Arbequina.

 

Vinícola Carm

“Dos grandes rios nascem os grandes vinhos… Do Douro também nascem os melhores azeites”. Essa é a máxima da família Roboredo Madeira, que comanda a Casa Agrícola Roboredo Madeira (CARM). A fundação está entre os principais fomentadores da cultura de vinhas e azeite na região do Douro Superior, em Portugal.

Carm Rabigato Reserva 2014Carm Rabigato Reserva 2014 – Branco com aromas de frutas cítricas, notas minerais e de flor de laranjeira. No paladar, apresenta ótima acidez.

 

Azeite Orgânico Carm Grande Escolha 0,1% 500 mlAzeite Orgânico Carm Grande Escolha 0,1% – Elaborado com as melhores azeitonas das variedades Madural, Negrinha e Verdeal.

Escrito por: