Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Vinícolas à beira-mar: os melhores vinhos para desfrutar nas férias

30 janeiro 2024
  • 59 visualizações
  • 0 comentários

As férias de verão chegaram e não dá para ficar sem a nossa bebida favorita na estação!

Sol, praia e calor, muito calor!

O verão está aí com um “sol pra cada um” e os melhores rótulos já estão gelando e esperando para serem brindados, degustados e, enfim, celebrados!

Quer saber quais são as principais vinícolas localizadas à beira-mar e os melhores vinhos para desfrutar nas férias?

É só continuar a leitura e conferir as dicas e sugestões dos especialistas Wine!

Vinícolas à beira-mar 

Apesar de grande parte das vinícolas estarem localizadas em montanhas e vinhedos, onde a altitude e o solo condizem e contribuem com uma boa produção das uvas, é possível combinar uma viagem a um local mais quente com uma visita, por exemplo. 

As empresas trazidas aqui não estão, literalmente, localizadas à beira-mar, mas, sim, em regiões com clima mais elevado e/ou próximas a mares e oceanos. 

Vamos conferir? 

Dark Horse

Localizada na Califórnia, que detém 90% da produção de vinhos nos Estados Unidos, a Dark Horse é parceira Wine e produz os melhores rótulos com o espírito californiano. 

Com reputação globalmente reconhecida e muito prestígio, os vinhos californianos, tanto os tintos, complexos e robustos, quanto os brancos, exibem uma riqueza de sabores distintos derivados de uvas maduras. 

Isso se deve ao clima mediterrâneo, a brisa fresca e o solo de qualidade em que são produzidos. 

A Califórnia, aliás, abriga uma variedade de microclimas e terroirs distintos, encontrados em seus diversos vales. Cada região oferece características únicas de solo e clima, o que proporciona um ambiente propício para o cultivo de uvas de alta qualidade.

Donnafugata 

A Donnafugata é uma renomada vinícola siciliana fundada em 1983 pela família Rallo.

Força motriz na revitalização e modernização da indústria vinícola siciliana, o nome “Donnafugata” é uma homenagem ao romance “Il Gattopardo”, escrito por Giuseppe Tomasi di Lampedusa, que descreve uma bela mulher fugindo (“Donnafugata” significa “dama em fuga” em italiano). 

Este nome reflete a busca da vinícola pela elegância, charme e inovação em seus vinhos.

Entre os vinhos mais célebres da Donnafugata está o Passito di Pantelleria “Ben Ryé”, um vinho de sobremesa extraordinário feito com uvas passas de Zibibbo. Este vinho, aclamado internacionalmente, exemplifica a busca incessante da Donnafugata pela excelência e qualidade.

Além de sua excelência na produção de vinhos, a Donnafugata também é conhecida por suas propriedades, como a vinícola em Marsala e a vinícola em Contessa Entellina, que oferecem experiências turísticas únicas, incluindo visitas guiadas, degustações de vinhos e eventos especiais.

Viñedo de Los Vientos

A Viñedo de Los Vientos é uma encantadora vinícola situada na deslumbrante região litorânea de Atlántida, estrategicamente posicionada entre Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai. 

De estilo boutique, foi estabelecida em 1998 pelo talentoso enólogo Pablo Fallabrino, nas terras legadas por seu avô, Don Angelo, que iniciou o plantio dos vinhedos em 1947.

O nome da vinícola foi inspirado pelos vinhedos que adornavam uma colina, carinhosamente chamada de Colina de Oro por Don Angelo. 

Neste local, a brisa marítima era uma presença constante, um elemento essencial para a excepcional qualidade das uvas cultivadas. O logotipo, retratando um anjo soprando os ventos, é uma reverência ao avô de Pablo.

Além da célebre Tannat, variedade francesa que se tornou emblemática no Uruguai, a Viñedo de Los Vientos cultiva também vinhas de Cabernet Sauvignon, Ruby Cabernet, Chardonnay, Gewurztraminer, Moscato Bianco, Nebbiolo, Barbera e Arneis, sendo a única vinícola da América do Sul a produzir esta última variedade.

Bodega Garzón

A Bodega Garzón é uma renomada vinícola localizada no departamento de Maldonado, no Uruguai. Fundada em 2008 pelo empresário argentino Alejandro Bulgheroni, juntamente com sua esposa, Bettina, a Bodega Garzón rapidamente se tornou uma referência na produção de vinhos de alta qualidade no país.

Esta vinícola se destaca não apenas por seus vinhos excepcionais, mas também por sua abordagem sustentável e inovadora na viticultura. Com uma área de cultivo de vinhas que se estende por mais de 1.000 hectares, a Bodega Garzón possui um terroir diversificado, com uma variedade de solos e microclimas que permitem o cultivo de uma ampla gama de uvas.

A Bodega Garzón é especialmente reconhecida por sua produção de Tannat, a uva emblemática do Uruguai, que prospera nas condições ideais oferecidas pelo terroir único da região. Além da Tannat, a vinícola também cultiva outras variedades de uvas, incluindo Albariño, Viognier, Marselan, Petit Verdot, entre outras.

Os melhores vinhos para desfrutar nas férias

Agora que você já sabe um pouco mais de algumas vinícolas a cara desse verão, hora de conhecermos os rótulos, não é mesmo?

Dá uma olhada nessas dicas dos nossos especialistas! 

Portillo Valle de Uco Sauvignon Blanc 2023 

Portillo é uma linha de vinhos cuidadosamente elaborada pela Bodegas Salentein, a pioneira vinícola estabelecida no Vale do Uco. 

Representando o compromisso da Bodegas Salentein com a sustentabilidade e o respeito à natureza, este delicioso vinho branco apresenta entrada muito fresca, notas cítricas e frutadas, com boa acidez, o que o torna um vinho fácil de beber.

Harmoniza com pratos mais leves como carnes brancas e frutos do mar, perfeitos para esta época do ano. 

El Bautismo El Criollo Rosado 2021 

Com um estilo descomplicado e informal, esse rosé é produzido com a Criolla, uma uva nativa da Argentina. Com notas de frutas vermelhas, este é um rótulo jovem, leve, frutado, com acidez agradável e refrescante. 

Harmoniza com camarão empanado, salmão grelhado, espetinho de legumes e salada primavera, combinação incrível para um brinde à beira-mar!

Frisante Ballade Moscatel Branco Suave 2023

E que tal um belo frisante nacional e vegano?

Produzido pela vinícola Miolo, este vinho frisante é cuidadosamente elaborado a partir de uvas cultivadas e selecionadas na região do Vale do São Francisco, na Bahia, em vinhedos próprios. 

Utilizando o método de fermentação natural Charmat, resulta em um frisante branco leve, descontraído e extremamente agradável ao paladar, proporcionando uma experiência fácil e agradável ao consumidor. 

Harmoniza muito bem com aquele peixinho frito e um dadinho de tapioca à beira da piscina!

Colline delle Rose Zibibbo D.O.C Sicilia Branco 2021

Lembra da uva Zibbbo que citamos ao falar da vinícola Donnafugata? 

Este é um branco feito 100% por ela!

Macio, com acidez equilibrada com a doçura, e final longo e persistente, o rótulo fica tudo de bom com camarão à marettimo com arroz de amêndoas, paella e homus de grão-de-bico com alho confitado.

Experimente!

Não deixe de conferir também as demais opções da Loja Wine!

Escrito por: Wine